Questões de História do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2022

Analise o trecho que se segue de uma palestra proferida por Edson Carneiro, em 1971. “Além de libertar os ingênuos, a lei (a) criava um Fundo de Emancipação, que administraria verbas destinadas a manumissões pelo Estado, (b) reconhecia ao escravo o direito de constituir pecúlio, (c) proibia a separação dos cônjuges e dos seus filhos menores de 12 anos, (d) revogava as Ordena*ões, na parte que permitia a ailulação das alforrias por ingratidão, (e) libertal~a os escravos da nação (i. e., do Estado), os dados em usufruto à Coroa, os das heranças vagas e os abandonados pelos senhores, (f) tornava sumário o processo de liberdade, com apelação ex-officio quando as decisões lhe fossem contrárias e (g) mandava fazer a matrícula especial dos beneficiados por ela, considerando livres os não matriculados após um ano.”
(Conferência pronunciada por Adison Carneiro no CEAO, em 1971)
Assinale a alternativa que indica a Lei Emancipacionista à qual o trecho se refere. 

“A fim de elaborar o projeto de Constituição que seria apresentado à nova Assembleia, conforme a promessa feita por ocasião da dissolução, ainda em novembro de 1823, por sugestão que atribuímos a Vilela Barbosa, criou o Imperador um Conselho de Estado, composto dos seis Ministros recentemente nomeados e mais quatro personalidades políticas, todos brasileiros natos... Imediatamente instalado o Conselho de Estado, com tanto afinco, trabalhou o novo órgão, sob a presidência e com ativa participação direta do Imperador, que já no dia 11 do mês seguinte, dezembro de 1823, completou a sua tarefa primordial, a elaboração do projeto constitucional.”
(https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/386/1/339%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf)
Assinale a alternativa CORRETA no que diz respeito à Constituição de 1824.

“Os estudos que apresentamos se propõem a abordar a aula de História através de instrumentos de análise de pensadores que tem revolucionado a leitura que tradicionalmente temos feito das relações entre o capitalismo e os processos de produção das subjetividades. A ideia da colonialidade do poder, do saber e do ser constituem-se em uma compreensão de que os povos latinoamericanos vivem e constroem suas relações com os outros desde o “espelho da colonialidade”. Uma maneira de ver, experienciar e ser no mundo, tributária de uma cosmologia europeia, que encerra um conjunto particular de representações sociais, mas se apresentam como universais.”
(PEREIRA, Nilton. PAIM, Elison. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação da Unochapecó).
O fragmento acima se refere a uma abordagem teórica do ensino da história. Assinale a alternativa que a representa.

A Primeira Grande Guerra foi considerada o acontecimento que marcou o início do século XX (HOBSBAWN, 1995). Foi peça-chave para a compreensão deste momento histórico. Com o início da Guerra, chega ao fim o período conhecido como Belle Époque, compreendido entre os anos 1871 e 1914. A Primeira Guerra Mundial envolveu todas as seis grandes potências europeias da época: Grã-Bretanha, França, Rússia, Áustria-Hungria, Prússia (após 1871 ampliada para Alemanha), Itália, após a unificação, além de Estados Unidos e Japão.
(https://www.cedem.unesp.br/#!/primeira-grande-guerra/primeira-grande-guerra182/)
Assinale a alternativa que indica as causas desse conflito. 

Analise a charge abaixo: 


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que indica o momento da história que a charge expressa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis