Questões de História do ano 2022

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Listagem de Questões de História do ano 2022

“Como é sabido, e já discutido com alguma insistência, o Renascimento do século XV criara a própria ideia de Idade Média, assim como sua terminologia. Considerada uma idade intermediária, um ínterim entre duas épocas “verdadeiramente dignas de existência e temporalidade”, ou ainda, a Antiguidade Clássica e o alvorecer da modernidade, tal valoração se daria sobretudo em função de um olhar fundamentalmente político-ideológico, representado pela burguesia politicamente ascendente e pelos humanistas filhos das cidades e das universidades geralmente sob o patrocínio daquela.”


Sobre a Europa Medieval, assinale a alternativa CORRETA. 

“Em um período instável e nebuloso quanto ao nosso presente e futuro, notamos que muitas justificativas são utilizadas para explicar nossa atualidade. Em algumas delas, o Mundo Antigo é acessado como um lugar de autoridade, detentor de exemplos que podem inspirar o tempo presente. A presente proposta não tem como objetivo defender a canonicidade da História Antiga. Para nós os estudos sobre a Antiguidade figuram como um poderoso instrumento de reflexão para os pesquisadores e discentes contemporâneos ao possibilitar o alargamento das distintas visões de mundo que compõem a contemporaneidade. Desta feita, compreendemos que o ensino e a pesquisa desse vasto Mundo Antigo contribuem de modo ímpar para a construção de uma consciência histórica plural e diversificada.” (Bueno, André; Campos, Carlos Eduardo; Borges, Airan (org.) Ensino de História Antiga.)
Em relação a esse período da história, analise as afirmativas abaixo:
I Apesar de as universidades terem incorporado em suas discussões novos paradigmas aos estudos históricos, possibilitando a ampliação de novos problemas, métodos e incorporação de vestígios até então não percebidos como fontes, o reflexo dessas mudanças em sala de aula foi sentido com menos intensidade.
II. O conceito de Antiguidade Clássica, durante muito tempo visto com ressalvas e hoje já incorporado sem ressalvas como conceito histórico, não permite que a docente problematize-o em relação a outras sociedades e culturas.
III. Adotar recursos didáticos como filme, é de suma importância para facilitar o processo ensino-aprendizagem. Todavia, a utilização desse material sem os devidos cuidados com procedimentos teórico-metodológicos pode estimular a disseminação de um passado acrítico e hegemônico diante do passado.
Está CORRETO o que se afirma em 

“Em um sentido amplo, pode-se considerar que a religião seja instintiva para o ser humano, uma vez que é encontrada com certa uniformidade em todas as culturas. Uma revisão histórica indica, porém, que não há instinto para o monoteísmo, pois não há evidência de que nenhuma sociedade tenha criado esse modelo de forma independente após a sua primeira aparição. O politeísmo é provavelmente advindo de uma crença anterior, pré-histórica, em espíritos, demônios e outras forças sobrenaturais, sendo similar, em estrutura, aos cultos antigos de animismo e totemismo.”
(https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/na-antiguidade-o-culto-um-so-deus-era-impopular.phtml).
Sobre o monoteísmo, assinale a alternativa CORRETA.

"Os artistas primitivos", escreve um autor, "partem de concepções religiosas, míticas. Estes artistas anônimos sentem que são um elo numa cadeia interminável de gerações". Escreve outro: "Em cada região do vasto mundo primitivo, os estilos de arte tradicional eram perpetuados e fixados pelo conservadorismo do grupo. que mantinha a tradição de aprendizagem. A premissa básica deste sistema era que o aprendiz fosse ensinado a seguir os ideais seculares de representação e expressão próprios de sua vila ou tribo". "Segundo o eminente historiador da arte H. W. Janson, "arte primitiva" é a arte produzida no contexto de "um modo de vida que passou pela Revolução Neolítica mas que não dá sinais de evoluir na direção das civilizações históricas.” O fragmento retirado acima do artigo “Arte dos povos sem História”, do professor Sally Price, é uma crítica às percepções tradicionais sobre a história da arte.
Tomando como base a periodização tradicional da história, sobre a arte chamada de pré-histórica, analise as afirmativas abaixo:
I. A periodização tradicional da história e a lógica seguida pelos historiadores da arte, baseada numa perspectiva eurocêntrica, toma por “pré-histórico” ou “primitivo” um conjunto extenso de tradições artísticas, ao redor do mundo, a partir de critérios homogeneizantes.
II. As quase que idênticas figuras rupestres que aparecem, por exemplo, no Vale do Catimbau em Buíque e as da Caverna de Lascaux na França, são demonstrações evidentes de como os seres humanos possuem semelhanças culturais, traço que reforça o caráter natural da cultura.
III. É possível sustentar que as figuras rupestres que aparecem ao redor do planeta refletem a essência da história humana, formando, assim, um conjunto dotado de coesão interna, o que justificaria, desse modo, suas características homogêneas.
Está CORRETO o que se afirma, apenas, em

“As fontes históricas estão situadas no cerne da metodologia da História: se não se encontram necessariamente no ponto de partida de toda operação historiográfica, certamente pulsam no seu centro vital, no âmago da possibilidade de se desenvolver uma verdadeira pesquisa ou uma reflexão historiográfica autêntica, tal como a fazem os historiadores... Sem fontes – e sem um trabalho metodológico adequado sobre elas – apenas podemos falar indiretamente sobre o que os diversos historiadores já disseram sobre este ou aquele tema histórico, mas nesse caso não completamos, ou sequer iniciamos, uma operação historiográfica autêntica.”
(FONTES HISTÓRICAS: UMA INTRODUÇÃO À SUA DEFINIÇÃO, À SUA FUNÇÃO NO TRABALHO DO HISTORIADOR, E À SUA VARIEDADE DE TIPOS. p. BARROS, José D´Assunção).
Qual movimento surgiu na primeira metade do século XX e transformou profundamente o estatuto de fonte histórica, até então adotado pelos historiadores?

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