Questões de História do ano 2004

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Listagem de Questões de História do ano 2004

#Questão 516985 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Analise as proposições abaixo sobre possíveis ações que o professor de história deveria levar em consideração de acordo com essas diretrizes.

I. É importante o professor reforçar para os seus alunos a visão dual sobre a realidade histórica brasileira  - "Dois Brasis", "oficial e real", "Casa Grande e Senzala", "o tradicional e o moderno", capital e interior, urbano e rural, cosmopolita e provinciano, litoral e sertão  como forma de estimular os jovens e adultos a exercerem um papel mais ativo na sociedade, visando sua ascensão econômica e social.

II. O professor poderia resgatar experiências históricas de seus próprios alunos, uma vez que muitos destes jovens e adultos, dentro da pluralidade e diversidade de regiões do país, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos dão prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memória das culturas afro-brasileira e indígena.

III. O professor poderá analisar com seus alunos aspectos das condições políticas, socioeconômicas e culturais que impediram que grupos sociais fossem alijados dos direitos ao pleno exercício da cidadania, e que a sala de aula poderá tornar-se um instrumento de reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos.

IV. Um professor de história, engajado com as transformações socioeconômicas do seu tempo e do seu país, deve estimular seus alunos a adquirirem, neste "século do conhecimento", saberes aliados às competências que eles desenvolverão no mundo do trabalho; evitando, portanto, a visão critica sobre a realidade global que o cerca, enfatizando mais a vocação do

#Questão 516987 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As figuras abaixo referem-se às questões de números 35 e 36.

Um professor apresenta uma atividade envolvendo as figuras I e II. A intenção do professor é de que os alunos percebam, respectivamente,

#Questão 516989 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As figuras abaixo referem-se às questões de números 35 e 36.

A comparação de ilustrações reproduzidas em momentos diferentes são importantes para que os alunos possam

#Questão 516991 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Na sala de aula, um aluno questiona o professor se o estudo da história da mulher tem importância para a sociedade. Baseado nos fundamentos das novas diretrizes curriculares nacionais, o professor deve responder que

#Questão 516993 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Sobre o tema Leitura e Escrita na História, de Fernando Seffner, considere os itens abaixo.

I. A leitura de textos que estabeleçam correlação entre acontecimentos, em diferentes locais e tempos, possibilita ao aluno incorporar a história passada da humanidade em seu repertório de vida e na construção de sua vida social.

II. A leitura é também uma chave para a integração política do jovem, no sentido grego do termo, a integração à pólis, aos códigos de discussão da comunidade política. A leitura e a escrita constituem um caráter público para o indivíduo.

III. Os conhecimentos históricos podem servir de apoio na leitura de qualquer outra modalidade de texto, em qualquer outra área, na medida em que o texto é datado historicamente, vinculado a determinada visão de mundo ou conjuntura.

IV. As atividades de leitura e escrita associadas ao ensino de história devem possibilitar ao aluno elaborar seu projeto social a partir da análise de outros projetos. Fazer do aluno um agente social é ensiná-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajudá-lo a construir sua trajetória a partir destes referenciais.

Para o autor é correto o que se afirma em

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