Questões de História do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História do ano 2004

#Questão 516975 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

No livro História das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vários autores e autoras procuram reconstituir a trajetória histórica das mulheres. Analise as afirmações que refletem a visão de alguns desses autores sobre atuação da mulher brasileira, ao longo da história.

I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funções do lar, de doméstica e de agricultora. Na atividade industrial, só foram admitidas como operárias por força da Consolidação das Leis do Trabalho, quando Getúlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.

II. Até meados do século XX, ao contrário do que ocorria nos países europeus, o Código Penal Brasileiro não diferenciava os réus por sexo. A especificidade da legislação brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercialização como na aplicação da punição aos escravos que praticavam delitos.

 III. As mulheres do século XIX eram excluídas de uma efetiva participação na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos públicos, de assegurarem dignamente sua própria sobrevivência e até mesmo impedidas de acesso à educação superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construídos por pais, maridos e senhores.

IV. O Brasil foi um dos últimos países do Ocidente a organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razão da grande atuação do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. Até mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipação feminina, subordinando-a à idéia de emancipação de toda a classe operária.

É correto o que se afirma APENAS em

#Questão 516977 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Para a autora, a prática do professor no rumo de uma sociedade democrática deverá ser enfatizada com o

#Questão 516979 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

 

 I. Foto do interior de uma fábrica no século XVIII

II. Foto do interior de uma fábrica no século XXI

As duas fotos simbolizam aspectos específicos do processo de industrialização no tempo e no espaço. A partir do conhecimento histórico e da análise das duas imagens, pode-se afirmar que

#Questão 516981 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere os textos.

A partir dos textos, pode-se afirmar que trabalhar com bens culturais do patrimônio histórico no processo ensinoaprendizagem de História contribui para estimular nos alunos

#Questão 516983 - História, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

A autora faz uma crítica às atuais propostas curriculares de História, propondo a ampliação do conceito de cidadania, com a introdução e explicitação de cidadania social, pois essa ampliação

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis