Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da MPE-GO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da MPE-GO

Assinale a alternativa incorreta acerca da Revolução Pernambucana de 1817:

A partir do emprego da rosa dos ventos e dos conhecimentos básicos sobre os pontos cardeais e seus intermediários, um oficial de Promotoria de Justiça concluiu que a cidade de Quirinópolis está localizada à sudoeste da cidade de Vianópolis. Isso significa que, em relação à cidade de Quirinópolis, a cidade de Vianópolis está localizada à: 

Sobre a Revolução de 1817 (Insurreição Pernambucana), assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:

I - O movimento contou com a participação de vários grupos sociais e defendia a abolição da escravidão e a restrição à liberdade religiosa.
II - Em março de 1817, os rebeldes pernambucanos tomaram o poder e proclamaram uma monarquia separada de Portugal e do Rio de Janeiro.
III - A queda do preço do açúcar e do algodão não possui qualquer relação com a Revolução de 1817.

Acerca da Revolução Pernambucana de 1817, assinale a alternativa correta: 

#Questão 1023589 - História e Geografia de Estados e Municípios, , MPE-GO, 2022, MPE-GO, 2022 - MPE-GO - Secretário Auxiliar - Edital nº 012

A Procuradoria Geral de Justiça, órgão de direção superior do Ministério Público, é chefiada pelo Procurador-Geral de Justiça, o qual é nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes vitalícios e em atividade na carreira. Acerca da destituição do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, nos termos da Lei Complementar Estadual 25/1998, é correto afirmar:
I - O Procurador-Geral de Justiça poderá ser destituído do cargo, por deliberação da maioria absoluta da Assembleia Legislativa, em caso de abuso de poder, conduta incompatível com suas atribuições, grave omissão nos deveres do cargo.
II - A representação para a destituição do Procurador-Geral de Justiça deverá ser formulada ao Colégio de Procuradores de Justiça por, no mínimo, 1/3 (um terço) de seus integrantes ou 1/5 (um quinto) dos membros do Ministério Público em atividade.
III - Acolhida a proposta de destituição, o Presidente da sessão, em 48 (quarenta e oito) horas, encaminhará os autos à Assembleia Legislativa, que decidirá, por maioria absoluta, sendo certo que, destituído o Procurador-Geral de Justiça, será realizada, no máximo, em 90 (noventa) dias, nova eleição para o preenchimento do cargo.
IV - Durante o procedimento de destituição, o Procurador-Geral de Justiça poderá ser afastado de suas funções por decisão fundamentada da maioria absoluta do Colégio de Procuradores de Justiça.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis