Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da FUMARC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da FUMARC

#Questão 925626 - História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Consultor Legislativo I - Desenvolvimento Econômico e Regional

A renovação dos equipamentos já existentes nas cidades, muitas vezes, não é realizada, fazendo com que áreas com perda populacional, também tenham os imóveis e a terra desvalorizados economicamente.
Em relação às perdas nessas áreas de despovoamento populacional em Minas Gerais, é CORRETO afirmar: 

#Questão 925627 - História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Consultor Legislativo I - Desenvolvimento Econômico e Regional

Uma das preocupações dos autores é apresentar alguns aspectos importantes desse desenvolvimento desigual das macrorregiões de Minas Gerais. Nesse sentido, é CORRETO afirmar: 

#Questão 925628 - História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Consultor Legislativo I - Desenvolvimento Econômico e Regional

A indústria mineira está concentrada no território Metropolitano e ocorreu um aumento da participação deste no valor adicionado da indústria, 45,9% em 2000 para 52,3% em 2013. Nesse território, está Belo Horizonte, que é a capital do Estado, Contagem, cidade onde foi planejada a construção da cidade industrial no início da década de 1940, e Betim, que se industrializou na década de 70, com forte apoio do Estado para atração de indústrias. Em relação a esse processo, analise as seguintes afirmativas:
I. Desse modo, percebe-se que nesse início de século XXI houve um reforçar do processo de concentração nesse território, ocorrendo um aprofundamento das desigualdades regionais.
II. Os territórios do Sul, Triângulo do Norte, Vale do Aço, Triângulo do Sul, Oeste e Zona da Mata representaram, em média, 35% do valor adicionado da indústria, na primeira década do século XXI, e 31% em média nos primeiros anos da segunda década.
III. Em contraposição à situação apresentada acima, os territórios com maior participação na indústria são: Alto Jequitinhonha, Médio e Baixo Jequitinhonha, Mucuri, Caparaó Central e Rio Doce, comparados à região central.
IV. Os territórios Nordeste, Oeste e Vertentes apresentaram, ao longo do período de 2010 a 2013, um crescimento na participação do valor adicionado da indústria mineira. No Noroeste, a participação aumentou de 1,6% para 2,1%, a principal atividade industrial é a extração de recursos minerais, principalmente no município de Paracatu, com a extração de minério e metais preciosos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

#Questão 925629 - História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Consultor Legislativo I - Desenvolvimento Econômico e Regional

Em Minas Gerais, mesmo considerando as projeções que indicam o declínio populacional em sete mesorregiões do estado até os anos 2035 – 2040, verifica-se que esse fenômeno é mais fortemente observado em áreas cujas proporções de população rural são relativamente maiores, como no Vale do Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha. Isso acontece por qual dos motivos abaixo?

#Questão 925630 - História e Geografia de Estados e Municípios, História e Geografia do Estado de Minas Gerais, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Consultor Legislativo I - Desenvolvimento Econômico e Regional

Um dos marcadores de desigualdade é medido pela Educação nos Estados. Nesse sentido, em relação às dez macrorregiões de Minas Gerais, destaca-se que a macrorregião com o maior percentual de analfabetos, em 2011, era a dos Vales do Jequitinhonha/Mucuri, com 19,5% de sua população sem saber ler e escrever. O Norte de Minas não fica atrás, com 15% de analfabetos na população. Já o percentual de analfabetos nas macrorregiões Triângulo e Central é bem menor, girando em torno de 8% — abaixo da média do estado, que é de 10,6% de analfabetos.
Em relação a esse processo, é CORRETO afirmar: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis