Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da FAFIPA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de História e Geografia de Estados e Municípios da FAFIPA

Pela riqueza das terras, apropriadas para cultura do café, e pela facilidade para escoamento da produção, Arapongas oferecia as condições necessárias para emancipação, que se verificou a 10 de outubro de 1947. Analise as alternativas abaixo sobre a formação administrativa do Município e assinale a alternativa INCORRETA:

Todo dia 19 de abril comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do índio ou Dia dos Povos Indígenas. Sobre os povos indígenas, que marcam a história da formação do Estado do Paraná, podemos afirmar que:

O município de Arapongas, situado na prodigiosa região do Norte do Paraná, é uma resultante da Iniciativa da Companhia de Terras Norte do Paraná, pioneira do progresso e desbravamento de toda uma região. Sobre o referido Município, analise as assertivas abaixo:

I. Seu idealizador e fundador foi William da Fonseca Brabason Davids, diretor da Companhia de Terras Norte do Paraná, que na época da fundação de Arapongas, exercia o cargo de Prefeito Municipal de Londrina.

II. No ano de 1935, um grupo de comerciantes ingleses, que se dedicavam à construção da estrada de ferro, compraram os primeiros lotes de terrenos, destinado à construção urbana.

III. Nos anos seguintes à sua formação, foram povoadas as glebas destinadas às Colônias formadas por imigrantes japoneses e eslavos, surgindo, assim, em 1937, as Colônias Esperança e Orle.

IV. O patrimônio Arapongas continuou a fazer parte do território do município de Londrina até o ano de 1943, quando foi criado o de Rolândia, ao qual passou a pertencer.

V. O Governo Estadual, pela lei nº 2 de 10 de outubro de 1947, criava o município de Arapongas desmembrando-o de Rolândia e elevando a sua sede à categoria de cidade.

Assinale a alternativa CORRETA:

Em 23 de julho de 1849, há 171 anos, a Câmara Municipal de Curitiba recebia a incumbência do presidente da província de São Paulo de cobrar o imposto sobre a erva “matte”. Seriam coletados “dez réis por arroba de 'matte' na razão de seis arrobas por cargueiro”. Sobre o ciclo da Erva-Mate, o ciclo econômico que mudou Curitiba, pode-se afirmar que:

Durante o ciclo da cana-de-açúcar no nordeste brasileiro, o Brasil meridional, uma qualificação que abrange tudo o que se refere ao sul, esteve fora do alcance dos interesses portugueses, estando distante das células iniciais de colonização e, consequentemente, do eixo econômico estabelecido entre o Brasil e a Metrópole. Assinale a afirmativa que se encontra de acordo com o povoamento da Província do Paraná, durante o século XIX:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis