Questões de História

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O ensino de História é muitas vezes criticado por ser excessivamente preso aos "fatos, grandes personagens e datas". Entretanto, muito se tem inovado na abordagem e tratamento dos conteúdos históricos, sendo a discussão sobre o tempo aspecto fundamental dessa renovação. Nos dias de hoje, são propostas significativas para o trabalho com a dimensão de tempo no ensino de História, EXCETO:

"As novas gerações de alunos habituaram-se à presença das novas tecnolo-gias de comunicação, especialmente o rádio e a televisão, que se expandiram como importantes canais de informação e de formação cultural. Entrava palas portas das escolas uma realidade que não poderia ser mais ignorada." (Parâ-metros Curriculares Nacionais: História. p. 27)

Diante dessa nova realidade, os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem que os professores de História:

No quadro da administração colonial portuguesa, era o órgão de poder consti-tuído de membros da sociedade. Sobretudo até meados do século XVII, passa a ser controlado pela classe dominante dos proprietários rurais expressando seus interesses. Graças ao seu enraizamento na sociedade, foi o único órgão que sobreviveu por inteiro e até se reforçou, após a Independência.

Esse órgão da administração colonial portuguesa no Brasil foi:

Na América Latina de colonização espanhola, no século XIX, "o Estado que começava a se organizar depois de atingida a independência, assumiu como tarefa destruir a velha ordem colonial." (PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. p.17)

Dentre as iniciativas implementada pelos Estados das novas nações latino-americanas visando alcançar o objetivo expresso na citação acima, encon-tram-se, EXCETO:

Durante os primeiros anos do Império brasileiro, no século XIX, organizou-se o Estado Nacional que, como afirma Roberto Da Matta, realizou uma "combina-ção curiosa (...) entre o igualitarismo individualista cívico importado, combina-do a uma organização social personalista e hierárquica."

Na organização do Estado Nacional brasileiro, no período mencionado, ex-pressa a combinação descrita acima:

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