Listagem de Questões de História
O escravo negro foi, fundamentalmente, a mão-de-obra predominante da eco-nomia brasileira entre os séculos XVI e XIX. São aspectos que caracterizam a escravidão de origem africana, no Brasil, EXCETO:
a condição de mercadoria do escravo, que fazia com que seu preço osci-lasse conforme a idade, sexo e habilidade para o trabalho.
as condições de exploração e violência a que eram submetidos os escra-vos, o que leva a Igreja Católica a condenar a escravidão africana.
a diversidade cultural existente entre os escravos em função de muitos se originarem de diferentes regiões, tribos e reinos africanos.
as diferentes formas de reação construídas pelo escravo, como fugas in-dividuais ou em massa, agressões a senhores e feitores e formação de quilombos.
"O azul está nebuloso. O branco não simboliza a paz. O sol não brilhou mais. A bandeira da Argentina sintetiza, fielmente, o dia a dia do país mais europeizado da América do Sul"
O texto acima traça, de uma maneira alegórica, a situação da Argentina que teve como centro da crise econômica os problemas decorrentes de:
liberação de financiamentos por parte do COMECON;
política de equiparação do peso ao dólar;
sanções econômicas inglesas desde a guerra das Malvinas;
crise econômica provocada pelo setor agrícola.
Leia atentamente a citação abaixo, que traz parte de material de propaganda utilizado em importante episódio da história recente do Brasil.
Assinale a alternativa que indica corretamente o episódio para o qual essa propaganda foi utilizada.
O plebiscito de janeiro de 1963 no qual a população se definiu entre o Presidencialismo e o Parlamentarismo.
A campanha das Diretas-Já, realizada em 1984, na qual a população exi-gia o direito de escolher o Presidente.
A campanha pelo "impeachment" do Presidente Collor, em 1992, acusado de corrupção no exercício de suas funções.
O plebiscito realizado em 1993 no qual a população se posicionou entre a Monarquia e a República, e entre o Parlamentarismo e o Presidencialis-mo.
Observe atentamente os dados do quadro abaixo:
O Milagre Econômico Brasileiro, iniciado logo após o golpe de 1964, foi financiado pelo capital externo e funcionou como elemento de legitimação do novo regime.
A queda da inflação, nos primeiros anos do regime militar, foi fruto de me-didas recessivas que visavam à retomada, em um segundo momento, da expansão econômica.
Os elevados índices de crescimento da economia brasileira, durante a ditadura militar, tiveram como um de seus resultados a melhoria das con-dições salariais dos trabalhadores.
A queda dos índices de crescimento econômico observada no início do regime militar decorre da adoção de um modelo nacionalista que impedia a presença de capitais estrangeiros no País.
Observe a charge abaixo.
O agravamento do quadro de concentração de renda brasileiro, forçando o Estado a ampliar o orçamento destinado às políticas de seguridade so-cial.
A crise do sistema de previdência pública que tem como um de seus mo-tivos o crescimento do número de benefícios pagos em função do enve-lhecimento da população.
As dificuldades de geração de empregos necessários para absorver no-vos contingentes de mão-de-obra, em função das transformações econô-micas ocasionadas pela política neoliberal.
O descompasso existente entre o número de contribuintes e o número de beneficiários do sistema previdenciário em função da diminuição de em-pregos formais observada no País.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}