Listagem de Questões de História
"Atrás de portas fechadas,à luz de velas acesas,entre sigilo e espionagem acontece a Inconfidência."(Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência)
Esses versos estão relacionados à Inconfidência Mineira, que aconteceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto, na segunda metade do século XVIII.
Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta: Por que essa Inconfidência não obteve êxito?
Seus participantes eram todos das camadas mais humildes da população mineira;
O líder principal - Tiradentes -, delatou seus companheiros ao rei de Portugal;
Defendiam a subordinação da colônia à sua metrópole, com medo de perderem as concessões das minas de ouro.
No século XIX, a História buscou afirmar-se como saber científico e, para tanto:
confirmou seu vínculo com a Filosofia, tida como necessária à análise crí-tica dos acontecimentos.
procurou afastar-se da Filosofia com o objetivo de banir a subjetividade e a metafísica do conhecimento.
estreitou seus laços com a Filosofia Iluminista, considerada suporte para a elaboração do método crítico.
rejeitou os princípios abstratos da Filosofia e, com êxito, eliminou a inter-ferência do sujeito na produção do conhecimento.
Segundo José Carlos Reis, "a mudança substancial que o programa dos An-nales realizou pode ser chamada de revolução científica (...)". (REIS, J. C. A História, entre a filosofia e a ciência, p. 63)
Essa "revolução científica" promovida pelos Annales, no momento de sua fun-dação, é verificada:
na mudança dos objetos de pesquisa que passam a priorizar temas da história política e militar.
na aproximação da história com as "ciências auxiliares" para averiguação da autenticidade documental.
na mudança do conceito de tempo histórico, que consiste na superação estrutural do evento.
na abolição do realismo historiográfico pela crença na impossibilidade da compreensão objetiva do passado.
O ensino e o ensino de História em particular têm sofrido significativas trans-formações, redefinido seus objetos, conteúdos e métodos. Dentre essas trans-formações, destacam-se, EXCETO:
a tentativa de superação da passividade do aluno diante do conhecimento, estimulando sua autonomia e reflexão.
a busca do abandono de práticas empiristas baseadas na simples trans-missão e memorização de conteúdos.
a utilização da pesquisa como princípio educativo, valorizando-se os conteúdos como instrumentais para a solução de questões propostas.
a transmissão do saber acadêmico para o currículo escolar anulando-se as diferenças entre o conhecimento universitário e o saber escolar.
A relação entre História e Memória tem sido bastante discutida entre os histo-riadores. Na situação descrita abaixo, há uma manifestação concreta dessa relação. Leia-a atentamente.
Assinale a alternativa que estabelece a relação História e Memória expressa na situação acima descrita:
A História é um segmento da memória que possui uma esfera de atuação e uma influência social relativamente limitadas.
Os historiadores, produtores de memória, preocupam-se mais em agradar ao seu público e, muitas vezes, distorcem o passado.
A história nega a memória na medida em que se utiliza da erudição e pro-cedimentos científicos, que apagam a espontaneidade da memória coletiva.
A história, fixando o que deve ser lembrado e esquecido, participa das relações de poder inscritas na sociedade, ao promover a manipulação da memória coletiva.
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