Listagem de Questões de História
Fascismo é um regime político de caráter totalitário que surge na Europa no período entre guerras (1919-1939). Originalmente é empregado para denominar o regime político implantado pelo italiano Benito Mussolini. Quais as suas principais características?
Nacionalismo e Liberalismo
Nacionalismo e Corporativismo.
Nacionalismo e Totalitarismo
Nacionalismo e Igualdade.
Nacionalismo e Liberdade Civil.
Na década de 1920 uma crise abateu-se sobre o mundo capitalista. A revista Veja, em abril de 1987, publicou uma matéria sobre os fatos de 1929, na qual relatava: "o crash da bolsa de valores de Nova York, em 24 de outubro de 1929, produziu cenas dramáticas que mesmo hoje, olhando-se para trás, mais se parecem com ficção ou um imenso pesadelo que nunca existiu (...) multidões de desempregados aguardavam em fila a sua vez para a sopa gratuita – muitas vezes a única refeição de um dia". (p.58). Sobre esta crise não é correto afirmar:
contribuiu para a ascensão do Nazismo na Alemanha devido à desorganização da frágil economia deste país que ainda se recuperava da Primeira Guerra
foi provocada, basicamente, pela grande expansão da produção não acompanhada pela capacidade de consumo do mercado.
iniciou-se nos Estados Unidos que retiraram seus investimentos no exterior e reduziram suas importações, afetando os países europeus.
afetou todo o conjunto da economia atingindo os setores agrário, industrial e financeiro o que desestruturou a economia mundial.
teve caráter mundial afetando todo o mundo capitalista como a URSS onde o socialismo dava seus primeiros passos e ainda dependia de empréstimos norte-americanos.
"Depois de descumprir várias promessas verbais, a Alemanha acaba de jogar no lixo o acordo de não agressão firmado com a união soviética, que teve seu território invadido por nada menos que 3,1 milhões de soldados. 'Todo o edifício soviético está podre. Basta dar um chute na porta e o prédio cairá', disse o chanceler alemão" (Jornal do Século. Jornal do Brasil. 2001). Sobre este episódio da Segunda Guerra Mundial é correto afirmar:
na prática quem descumpriu o tratado de não agressão foram os soviéticos que incentivaram outros países socialistas a atacarem a Alemanha.
o ataque alemão à União Soviética foi uma resposta ao ataque feito pelos soviéticos ao território do Afeganistão, então aliado dos alemães.
a Alemanha de Hitler somente atacou a União Soviética depois de ter firmado um acordo com os Estados Unidos que incentivava o ataque aos soviéticos.
Hitler não concordava com os rumos que o socialismo de Stálin estava impondo à URSS, por isso, a invasão que objetivava reorganizar o socialismo.
o nazismo tem em seu ideal o anti-comunismo, portanto, era de se esperar que o pacto de não agressão assinado pela Alemanha e a URSS não poderia durar muito tempo.
"Os presidentes de São Paulo, Jorge Tibiriçá, Rio de Janeiro, Nilo Peçanha e Minas Gerais, Francisco Sales, se reuniram ontem (25/02/1906) em Taubaté para tentar uma solução para a crise que ameaça o setor cafeicultor brasileiro. Como a previsão para este ano é de uma safra de 12 milhões de sacas e, da colheita do ano passado, ainda estão estocadas 4 milhões, o Brasil, sozinho, terá mais café para vender do que o mundo inteiro é capaz de beber. Tudo isso leva a crer que o preço do café, que corresponde a 56,9% das exportações brasileiras, terá este ano a maior queda de sua história." (Jornal do Século. Jornal do Brasil, 2001). O fato descrito na reportagem teve ampla repercussão e afetou os rumos de nosso país. Em relação do desfecho desse fato:
foi feito um acordo entre o governo e a Liga das Nações para que se recebesse verba do Banco Mundial para contornar a crise no setor agrícola, iniciando-se uma escalada de endividamento externo brasileiro e a dependência ao FMI.
os cafeicultores revoltados com a burocracia e lentidão do governo provocam uma revolução, derrubam o governo eleito e o substituem por Getúlio Vargas que debanda a crise.
o convênio de Taubaté, acordo firmado pelos três governadores, definiu que o governo brasileiro compraria o excesso de café para evitar a queda do preço.
a falta de solução e a conseqüente burocracia do governo republicano leva os produtores de café à falência, provocando a maior onda de protestos do período denominado "República Velha".
não se consegue chegar a nenhum acordo entre os três estados e por isso quem assume a liderança do processo é o presidente da República Rodrigues Alves que cria o Instituto Nacional do Café.
Leia a letra da música "O negócio é casar" de Ataulfo Alves e Felisberto Martins (1941): "Veja só/ a minha vida como está mudada/ não sou mais aquele/ que entrava em casa alta madrugada/ faça o que eu fiz/ porque a vida é do trabalhador/ tenho um doce lar/ e sou feliz com o meu amor/ o estado novo/ veio para nos orientar/ no Brasil não falta nada/ mas precisa trabalhar/ tem café, petróleo e ouro/ ninguém pode duvidar/ e quem for pai de quatro filhos/ o presidente manda premiar/ é negócio casar." A letra corresponde ao período do Estado Novo, portanto, é incorreto afirmar:
uma das preocupações ideológicas do governo Vargas era construir um sentido para a nação brasileira, por isso, a utilização das músicas como meio de atingir a massa da população.
o resultado da censura ética do Departamento de Imprensa e Propaganda foi uma safra de sambas que descreviam trabalhadores bem integrados à ordem nacional.
a importância da música como veículo de transmissão de idéias, de larga penetração no conjunto da população, fez com que o governo Vargas controlasse sua divulgação.
o apoio dado pelo Partido Comunista Brasileiro ao golpe do Estado Novo fez com que grandes compositores da MPB passassem a apoiar Getúlio Vargas.
o Departamento de Imprensa e Propaganda incentivava o uso das letras das músicas como forma de valorização do trabalho e da negação da subversão.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}