Questões de Governança de TI da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Governança de TI da Instituto Consulplan

O projeto básico é um conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação. Em relação à elaboração de projetos básicos para contratação de bens e serviços de TI, assinale a afirmativa correta.

O objetivo de um PDTI é atender às necessidades de informação e de tecnologia de uma organização; e para elaborá-lo é preciso planejar antes. A fase de preparação visa reunir as condições iniciais adequadas para que o projeto de elaboração seja bem-sucedido. Na fase de preparação, o processo em que a equipe começa a escrever a minuta do Plano de Diretor de TI é:

#Questão 925256 - Governança de TI, Gerência de Serviços, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Infraestrutura de TI

Um Acordo de Nível de Serviço (SLA) pode especificar as necessidades e os níveis a serem obtidos no fornecimento do serviço com alto nível de abstração. Em relação aos conceitos relacionados ao SLA, assinale o que representa a integração da métrica de serviço (SLI) com o seu objetivo (valor). 

#Questão 925257 - Governança de TI, ITIL, Instituto Consulplan, 2023, MPE-MG, Analista do Ministério Público - Tecnologia da Informação: Suporte de TI

Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um conjunto de boas práticas a serem aplicadas na infraestrutura, operação e manutenção de serviços de Tecnologia da Informação (TI). Entre as práticas de gerenciamento ITIL, há práticas específicas para o gerenciamento de serviço. (The Stationery Office. 2019. Adaptado de AXELOS, ITIL Foundation 4 ed.)
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Avalia e propõe ações que podem ser tomadas para criar a melhoria desejada. As ações podem incluir não apenas mudanças no sistema de TI, mas também mudanças nos processos, alterações na estrutura organizacional e desenvolvimento de equipes.
II. A prática fornece uma estrutura para a construção de resiliência organizacional com a capacidade de produzir uma resposta eficaz que projeta os interesses das principais partes interessadas e as atividades de reputação da organização; marca; e, criação de valor.
III. A prática busca reduzir a probabilidade e o impacto dos incidentes por identificar causas de incidentes reais e potenciais e gerenciar soluções alternativas e erros conhecidos.
A associação está correta em

Uma avaliação de CMMI envolve examinar os processos em uma organização e classificar esses processos ou áreas de processo em uma escala de seis pontos relacionada ao nível de maturidade em cada área de processo. Considerando os pontos da escala de avaliação de CMMI, relacione adequadamente os pontos da escala de avaliação CMMI às suas respectivas características. 1. Incompleto. 2. Executado. 3. Gerenciado. 4. Definido. 5. Gerenciado quantitativamente. 6. Otimizando. 
( ) Nesse nível a organização deverá usar as medições de processo e produto para dirigir a melhoria de processos. Devem ser analisadas as tendências e os processos adaptados às mudanças de necessidades de negócios.
( ) Pelo menos uma das metas específicas associadas com a área de processo não está satisfeita. Não existem metas genéricas nesse nível, pois a institucionalização de um processo incompleto não faz sentido.
( ) As metas associadas com a área de processo são satisfeitas e, para todos os processos, o escopo de trabalho a ser realizado é explicitamente definido e comunicado para os membros da equipe.
( ) Esse nível concentra-se na padronização e implantação de processos organizacionais. Cada projeto tem um processo gerenciado que é adaptado aos requisitos de projeto de um conjunto definido de processos organizacionais. Ativos de processo e medições de processo devem ser coletados e usados para a melhoria de processos.
( ) Nesse nível, existe uma responsabilidade organizacional de usar métodos estatísticos e outros métodos quantitativos para controlar os subprocessos, ou seja, as medições de processo e produto coletados devem ser usadas no gerenciamento de processos.
( ) Nesse nível, as metas associadas com a área de processo são cumpridas e as políticas organizacionais definem quando cada processo deve ser usado. Deve haver planos de projeto documentados, que definam as metas de projeto. Os procedimentos de gerenciamento de recursos e de controle de processos devem estar em ordem em toda a instituição.
A sequência está correta em 

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