Questões sobre ITIL

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Listagem de Questões sobre ITIL

#Questão 1074873 - Governança de TI, ITIL, IBFC, 2022, TJ-MG, Analista Judiciário - Tecnologia da Informação

Em relação às quatro dimensões do gerenciamento de serviços, abordadas no ITIL v4, temos:


(1) Parceiros e Fornecedores.

(2) Dados e Informação.

(3) Fluxos de valor e Processos.

(4) Organizações e Pessoas.


Da relação apresentada:

#Questão 1023600 - Governança de TI, ITIL, FGV, 2022, MPE-GO, Assistente Programador

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) implementou um serviço de atendimento que precisa de uma proximidade maior com seu usuário. O objetivo é trabalhar colaborativamente com seus usuários de forma a obter um relacionamento benéfico e interativo, capacitando-os a serem colaboradores na cadeia de serviços.
De acordo com o ITIL, para auxiliar nesse processo, o MP-GO fez uso da prática de

#Questão 1023570 - Governança de TI, ITIL, FGV, 2022, Senado Federal, Analista Legislativo - Análise de Sistemas

Você foi convidado a auxiliar o time de Governança de TI que defenderá a adoção de boas práticas ITIL® dentro da Brasil Eventos.
Em meio aos debates, uma parte do conselho administrativo questiona a adoção dos processos de Transição do Serviço, argumentando que seus controles poderão atrasar as entregas e consequentemente os negócios da empresa.
Com base nestes questionamentos, o time de Governança de TI irá elaborar um relatório para a defesa das boas práticas e você ficou responsável por elencar os objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço segundo a ITIL®.
Com relação aos objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço que, segundo a ITIL®, deverão constar no relatório.
Avalie se são objetivos do relatório:
I. fazer com que os recursos planejados nas fases de Estratégia de Serviço e Desenho do Serviço sejam realizados na fase de Operação de Serviço.
II. contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de TI.
III. garantir que o acesso aos serviços de TI acordados seja fornecidos apenas aos autorizados a receber por estes serviços.
IV. coordenar as atividades de fornecedores, equipes de suporte através de projetos, sempre que necessário.
V. identificar e gerenciar riscos do serviço de TI.
Estão corretos, apenas

#Questão 866295 - Governança de TI , ITIL , CESPE / CEBRASPE, 2021, CODEVASF, Analista em Desenvolvimento Regional - Tecnologia da Informação

Em uma reunião estratégica de determinada organização, foram elencadas as necessidades de TI a seguir.

I Gerenciar as mudanças, de forma a autorizá-las com o objetivo de maximizar o seu sucesso.
II Gerenciar os projetos, planejando-os e coordenando-os para que eles sejam entregues conforme o esperado.
III Gerenciar riscos, a fim de que a organização compreenda e realize o seu tratamento eficaz.
IV Gerenciar os fornecedores da organização, de modo que eles atendam às necessidades organizacionais com qualidade contínua. 
Considerando as necessidades apresentadas, julgue o item que se segue, tendo como referência o PMBOK 6.a edição, a ITIL v4 e o COBIT 5.

A necessidade II, ainda que verse sobre gerenciamento de projetos, pode ser atendida pela ITIL, uma vez que esta dispõe de prática específica para gerenciamento de projeto, que possibilita que os projetos sejam entregues a contento.

#Questão 866303 - Governança de TI , ITIL , CESPE / CEBRASPE, 2021, CODEVASF, Analista em Desenvolvimento Regional - Tecnologia da Informação

Em uma reunião estratégica de determinada organização, foram elencadas as necessidades de TI a seguir.

I Gerenciar as mudanças, de forma a autorizá-las com o objetivo de maximizar o seu sucesso.
II Gerenciar os projetos, planejando-os e coordenando-os para que eles sejam entregues conforme o esperado.
III Gerenciar riscos, a fim de que a organização compreenda e realize o seu tratamento eficaz.
IV Gerenciar os fornecedores da organização, de modo que eles atendam às necessidades organizacionais com qualidade contínua. 
Considerando as necessidades apresentadas, julgue o item que se segue, tendo como referência o PMBOK 6.a edição, a ITIL v4 e o COBIT 5.

A necessidade III pode ser atendida tanto pela ITIL, com a prática de gerenciamento de risco, que visa realizar tratamento eficaz dos riscos, quanto pelo PMBOK, que dispõe de uma área de conhecimento com processos que visam implementar e planejar as respostas aos riscos.

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