Questões de Governança de TI do ano 2022

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Listagem de Questões de Governança de TI do ano 2022

#Questão 1023215 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-DF, Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

A alta administração de uma organização elencou os seguintes requisitos, visando à aplicação de boas práticas de gerenciamento de serviços:


I oficializar acordos entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, estipulando as responsabilidades de ambas as partes;

II possuir um documento que defina e descreva todos serviços que a TI provê em seu portfólio para seus clientes;

III executar ações que implementem as políticas de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos;

IV possuir um banco de dados ou documento que contenha informação sobre os serviços que estejam no funil de serviço (em desenvolvimento), em produção e os obsoletos;

V implantar ações que permitam gerenciar os aplicativos relacionados a gestão de serviços comprados ou desenvolvidos pela organização durante o seu ciclo de vida;

VI implantar processo que vise restaurar os serviços ao seu nível normal no caso de uma interrupção não planejada. 


A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3). 


O pacote de desenho de serviço (PDS) é um documento adequado para atender o requisito II, pois faz a ligação entre as fases de estratégia de serviços e de desenho de serviços. 

#Questão 1023216 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-DF, Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

A alta administração de uma organização elencou os seguintes requisitos, visando à aplicação de boas práticas de gerenciamento de serviços:


I oficializar acordos entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, estipulando as responsabilidades de ambas as partes;

II possuir um documento que defina e descreva todos serviços que a TI provê em seu portfólio para seus clientes;

III executar ações que implementem as políticas de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos;

IV possuir um banco de dados ou documento que contenha informação sobre os serviços que estejam no funil de serviço (em desenvolvimento), em produção e os obsoletos;

V implantar ações que permitam gerenciar os aplicativos relacionados a gestão de serviços comprados ou desenvolvidos pela organização durante o seu ciclo de vida;

VI implantar processo que vise restaurar os serviços ao seu nível normal no caso de uma interrupção não planejada. 


A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3). 


Para atendimento do requisito VI, deve-se implantar o processo cumprimento de requisição, que garantirá que a operação normal de um serviço seja restaurada tão rapidamente quanto possível, minimizando-se impactos ao negócio.

#Questão 1023217 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-DF, Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3). 


Para o atendimento do requisito I, deve-se formalizar um acordo de nível de serviço (ANS), que documenta as metas de nível de serviço e especifica as responsabilidades das partes envolvidas.

#Questão 1023281 - Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-RO, Analista da Defensoria Pública - Redes e Comunicação de Dados

O preposto, representante da empresa contratada, além de acompanhar a execução do contrato, tem a responsabilidade de

I fiscalizar o contrato do ponto de vista de negócio e funcional da solução de TIC; II fiscalizar o contrato quanto aos aspectos administrativos; III coordenar e comandar o processo de gestão do contrato.

Assinale a opção correta. 

#Questão 1023282 - Governança de TI, Conceitos Básicos em Governança de TI, CESPE / CEBRASPE, 2022, DPE-RO, Analista da Defensoria Pública - Redes e Comunicação de Dados

      Em uma entidade integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo Federal, ficou decidido que gestão e execução seriam executadas pelos seguintes responsáveis.

I Gestor do contrato: autorização para o faturamento com base nas informações produzidas no termo de recebimento definitivo.
II Fiscal administrativo do contrato: verificação das regularidades fiscais, trabalhistas e previdenciárias para fins de pagamento.

Nessa situação, à luz da Instrução Normativa n.° 1/2019 do MPOG/SLTI, 

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