Questões de Governança de TI do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Governança de TI do ano 2022

#Questão 1022899 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

   Uma organização disponibiliza um sistema de informação que é vital para sua sobrevivência no mercado, considerado de alta criticidade, e que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma nova versão do sistema foi disponibilizada em ambiente de produção, utilizando componentes de um processo de integração e entrega contínua. Esse tipo de mudança é considerado de baixo risco, sendo normalmente pré-autorizado, sem necessidade de autorizações adicionais para execução. A nova versão ocasionou uma indisponibilidade do sistema por 2 horas, que já havia ocorrido outras cinco vezes em um período de 30 dias, considerada um desastre por gerar perdas financeiras e de imagem para a organização. A indisponibilidade, não identificada pelo time de operações e monitoramento, foi percebida pelos usuários do sistema que notificaram a central de atendimento. O impacto causado não havia sido previsto no planejamento dessa ação em todas as ocasiões. 


Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o ITIL, versão 4, julgue o item a seguir. 

O propósito chave do processo de gerenciamento de problemas prevê a criação de alarmes que informem sobre a indisponibilidade do sistema.

#Questão 1022900 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

   Uma organização disponibiliza um sistema de informação que é vital para sua sobrevivência no mercado, considerado de alta criticidade, e que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma nova versão do sistema foi disponibilizada em ambiente de produção, utilizando componentes de um processo de integração e entrega contínua. Esse tipo de mudança é considerado de baixo risco, sendo normalmente pré-autorizado, sem necessidade de autorizações adicionais para execução. A nova versão ocasionou uma indisponibilidade do sistema por 2 horas, que já havia ocorrido outras cinco vezes em um período de 30 dias, considerada um desastre por gerar perdas financeiras e de imagem para a organização. A indisponibilidade, não identificada pelo time de operações e monitoramento, foi percebida pelos usuários do sistema que notificaram a central de atendimento. O impacto causado não havia sido previsto no planejamento dessa ação em todas as ocasiões. 


Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o ITIL, versão 4, julgue o item a seguir. 

Nas práticas de gerenciamento de implantação, está prevista a abordagem utilizada na situação apresentada para disponibilizar a nova versão do sistema.

#Questão 1022901 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

   Uma organização disponibiliza um sistema de informação que é vital para sua sobrevivência no mercado, considerado de alta criticidade, e que precisa funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma nova versão do sistema foi disponibilizada em ambiente de produção, utilizando componentes de um processo de integração e entrega contínua. Esse tipo de mudança é considerado de baixo risco, sendo normalmente pré-autorizado, sem necessidade de autorizações adicionais para execução. A nova versão ocasionou uma indisponibilidade do sistema por 2 horas, que já havia ocorrido outras cinco vezes em um período de 30 dias, considerada um desastre por gerar perdas financeiras e de imagem para a organização. A indisponibilidade, não identificada pelo time de operações e monitoramento, foi percebida pelos usuários do sistema que notificaram a central de atendimento. O impacto causado não havia sido previsto no planejamento dessa ação em todas as ocasiões. 


Tendo como referência essa situação hipotética e considerando o ITIL, versão 4, julgue o item a seguir. 

Com base no processo de gestão de incidentes, há uma falha de não identificar a causa raiz do tipo de incidente em questão, desde a primeira ocorrência. 

#Questão 1022915 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUB, Técnico de Tecnologia da Informação

Julgue o item seguinte, a respeito de governança de TI, gerenciamento de serviços de TI e gerenciamento de projetos de TI. 


De acordo com o ITIL v4, nas ofertas de serviços de acesso a recursos concedidos ou licenciados, os recursos permanecem sob controle do provedor e podem ser acessados pelo consumidor durante o período de consumo do serviço acordado.

#Questão 1022916 - Governança de TI, COBIT, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUB, Técnico de Tecnologia da Informação

Julgue o item seguinte, a respeito de governança de TI, gerenciamento de serviços de TI e gerenciamento de projetos de TI. 


Entre os objetivos do COBIT, inclui-se a prescrição de estratégias, arquiteturas e custos, de acordo com o perfil das organizações que adotam o framework

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis