Questões de Governança de TI do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Governança de TI do ano 2022

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) contém 32 áreas de processo. Identifique os processos que correspondem ao nível definido:


I. IPM - Integrated Project Management

II. RSKM - Risk Management

III. STSM - Strategic Service Management

IV. CM - Configuration Management  

#Questão 1022882 - Governança de TI, Planejamento e Gestão de Sistemas de TI, CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Analista de Sistemas

No que diz respeito à Gestão de Tecnologia da Informação, os processos de gestão contêm quatro domínios, de acordo com as áreas de responsabilidade, e oferecem cobertura ponta a ponta de TI, sendo dois deles caracterizados a seguir:

I. diz respeito à identificação de como a TI pode contribuir melhor com os objetivos de negócio. Esses processos estão relacionados com estratégia e táticas de TI, arquitetura corporativa, inovação e gerenciamento de portfólio, orçamento, qualidade, riscos e segurança.
II. diz respeito à estratégia de TI concreta, identificando os requisitos para a TI e gerenciando o programa de investimentos em TI e projetos associados. Este domínio endereça o gerenciamento da disponibilidade e capacidade.

Esses domínios I / II são conhecidos, respectivamente, como:

#Questão 1022886 - Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir a respeito de contratações de TI na administração pública federal. 

Segundo a IN n.º 01/2019 do Ministério da Economia, caso a aquisição fosse realizada para a contratação de empresa pública de TIC, seria dispensável elaborar o estudo técnico preliminar da contratação e o termo de referência.  

#Questão 1022887 - Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir a respeito de contratações de TI na administração pública federal. 

De acordo com a Lei n.º 10.520/2002, foi correto utilizar para julgamento e classificação das propostas o critério de menor preço; no caso em tela, prescinde-se observar as especificações técnicas e parâmetros mínimos e qualidade definidos no edital.

#Questão 1022888 - Governança de TI, Instrução Normativa N° 4, CESPE / CEBRASPE, 2022, FUNPRESP-EXE, Analista de Previdência Complementar - Área de Atuação: Tecnologia

    Determinado órgão da administração pública federal direta e integrante do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) realizou um processo de contratação de solução de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Um funcionário terceirizado do órgão foi designado como integrante técnico da equipe de planejamento da contratação e ficou responsável pela elaboração dos estudos preliminares e termo de referência da licitação. Por se tratar de um bem comum de TIC, a contratação não precisou estar alinhada ao PDTIC do órgão, uma vez que se encontrava devidamente inserida no plano anual de contratações do ano corrente. A modalidade pregão foi utilizada para a aquisição, por ser comum e possuir padrão de desempenho e qualidade usualmente especificados no mercado. O critério de menor preço foi adotado para julgamento e classificação das propostas no curso da licitação.


Tendo como referência inicial essa situação hipotética, julgue o item a seguir a respeito de contratações de TI na administração pública federal. 

À luz da IN n.º 01/2019 do Ministério da Economia, infere-se que a contratação está errada, pois, embora esteja inserida no plano anual de contratações, deveria estar em consonância com o PDTIC do órgão.  

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis