Questões de Governança de TI

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Listagem de Questões de Governança de TI

#Questão 925947 - Governança de TI, ITIL, FGV, 2023, CGE-SC, Auditor do Estado - Ciências da Computação - Tarde (Conhecimentos Específicos)

No contexto de um ambiente digital em contínua evolução, a integração de princípios ágeis e lean no ITIL 4 apoia as organizações na obtenção de valor empresarial e na gestão da procura dos clientes, ao mesmo tempo que considera os potenciais desafios e implicações para as práticas e cultura de gestão de serviços de TI da organização. Essa integração de princípios ágeis e lean no ITIL 4

#Questão 926178 - Governança de TI, CMMI (Capability Maturity Model Integration), FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Sistemas de Informação

No modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration), o nível de capacidade __________ é caracterizado pelo foco na padronização do processo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

#Questão 925948 - Governança de TI, COBIT, FGV, 2023, CGE-SC, Auditor do Estado - Ciências da Computação - Tarde (Conhecimentos Específicos)

A Prefeitura Municipal de São Paulo precisa implementar uma nova plataforma de atendimento ao cidadão, que permita aos habitantes da cidade fazer denúncias e solicitações de serviços públicos de maneira mais fácil e eficiente. No entanto, a Prefeitura precisa garantir que a plataforma esteja de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI) e com as normas da Controladoria-Geral do Município (CGM), que exigem transparência, integridade e proteção de dados.
Para atender a essas exigências, a Prefeitura decide utilizar o COBIT 2019 como um framework de governança e gestão de TI. Em particular, a Prefeitura adapta os processos e práticas recomendados pelo COBIT 2019 para atender às demandas específicas da plataforma de atendimento ao cidadão, incluindo a necessidade de coletar, armazenar e distribuir informações de maneira segura e transparente. Além disso, a Prefeitura desenvolve um sistema de gerenciamento de riscos de TI com base no COBIT 2019 para identificar e gerenciar os riscos associados às atividades de TI relacionadas à plataforma de atendimento ao cidadão.
Com a ajuda do COBIT 2019, a Prefeitura consegue implementar a plataforma de atendimento ao cidadão de maneira a atender às exigências de transparência, integridade e proteção de dados da LAI e da CGP, garantindo assim que a plataforma esteja de acordo com as leis e regulamentos relevantes.
Outra prática, recomendada pelo COBIT 2019, que pode ser usada para atender às demandas de transparência, integridade e proteção de dados exigidas pelas referidas leis é

#Questão 926272 - Governança de TI, ITIL, CESPE / CEBRASPE, 2023, PO-AL, Perito Criminal - Especialidade: Análise de Sistemas/Ciências da Computação/Informática/Tecnologia de Processamento de Dados/Sistemas de Informação/Engenharia da Computação/Engenharia de Software

Acerca de gerenciamento de projetos (PMBOK 7), gerenciamento de serviços (ITIL v4) e governança de TI (COBIT 2019), julgue o item seguinte.


Os processos designados como mudanças de TI gerenciadas e segurança gerenciada pertencem ao domínio EDM (assegurar, dirigir e monitorar).



#Questão 926273 - Governança de TI, COBIT, CESPE / CEBRASPE, 2023, PO-AL, Perito Criminal - Especialidade: Análise de Sistemas/Ciências da Computação/Informática/Tecnologia de Processamento de Dados/Sistemas de Informação/Engenharia da Computação/Engenharia de Software

Acerca de gerenciamento de projetos (PMBOK 7), gerenciamento de serviços (ITIL v4) e governança de TI (COBIT 2019), julgue o item seguinte.


O processo denominado de monitoramento do desempenho e da conformidade gerenciado tem como propósito prover transparência do desempenho e conformidade, bem como dirigir o atingimento dos objetivos. 

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