Questões de Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

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Listagem de Questões de Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

O desenvolvimento da gestão de riscos abrange conduzir um processo multidisciplinar e coletivo que envolve diferentes decisões a cada etapa do processo. Por exemplo, na gestão de uma unidade hospitalar, uma das etapas iniciais é mapear os principais fatores internos e externos que podem afetar o alcance dos objetivos e os resultados de uma organização pública, como, por exemplo, a identificação de potenciais questões epidemiológicas, ou mudanças em legislações pertinentes aos serviços prestados.


Essa etapa do processo é denominada:

O atendimento de saúde utiliza equipes de gestão assim como equipes clínicas. As equipes de gestão administram a prestação de serviços de saúde ou atividades que sustentam a prestação de serviço, mas elas não fornecem atendimento diretamente (MOSSER; BEGUN, 2014). Acerca das equipes de gestão, analise as afirmativas a seguir.
I. As equipes de gestão, muitas vezes, têm membros que são clínicos, mas a presença deles não as torna uma equipe clínica. Na verdade, equipes de gestão podem ser formadas integralmente por clínicos. II. Mesmo com alta rotatividade de membros, uma característica das equipes de gestão é que elas se mantêm sempre estáveis. III. Equipes de gestão têm líderes definidos e responsabilidade compartilhada.

Assinale a alternativa que aponta qual ou quais afirmativas estão incorretas.

Atualmente, o sistema de saúde brasileiro atua sob uma perspectiva de atenção integral ao usuário, a partir da interlocução dos diferentes níveis de atenção dentro da rede, ocupando diferentes papéis e relações sociais dentro da comunidade, de acordo com as características e níveis de complexidade. Em cada um desses espaços, existe a possibilidade e a responsabilidade da realização de ações educativas em saúde, como estratégia de conscientizar o usuário do serviço quanto a aspectos relacionados à sua própria saúde, realizando ações de autocuidado (MATIELLO, et al., 2021).
Os níveis de atenção, são organizados, de acordo com suas diferentes complexidades. O objetivo da ______ é a promoção, proteção e manutenção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e redução de danos, buscando evitar a lotação de espaços de maior complexidade.
A ______, ao contrário da atenção básica, tem uma intenção curativa e de recuperação da saúde, diminuindo os agravos, controlando sintomas, passando a fase aguda da comorbidade para uma possível continuação do tratamento em outros níveis de complexidade. Assim, ______ é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade. Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico.

Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.

Ivancevich (2008), discorre sobre um modelo de gestão de RH, no qual, o gestor geralmente diagnostica uma situação de trabalho observando e identificando os principais fatores, este modelo é chamado de Abordagem Diagnóstica da Gestão de RH, ou, Modelo ARDM. O autor aponta que este modelo é composto por 4 etapas específicas a serem seguidas pelo gestor. Assinale a alternativa que apresenta corretamente estas etapas.

A saúde do Trabalhador é um campo complexo de atuação, onde vários segmentos do governo e da sociedade atuam, de forma direta e indireta, devendo trabalhar de forma integrada (SOLHA; GALLEGUILLOS, 2015). Sobre a questão da saúde do trabalhador, assinale a alternativa incorreta.

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