Questões de Gestão de Pessoas do ano 2023

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Listagem de Questões de Gestão de Pessoas do ano 2023

#Questão 925957 - Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, FGV, 2023, CGE-SC, Auditor do Estado Administração - Tarde (Conhecimentos Específicos)

A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite apenas a algumas ingressar na organização: aquelas que apresentam as características desejadas pela instituição. A melhor maneira de conceituar seleção é representá-la como uma comparação entre duas variáveis: de um lado, os requisitos do cargo a ser preenchido (requisitos que o cargo exige de seu ocupante) e, de outro, o perfil das características dos candidatos que se apresentam para disputá-lo. A primeira variável é fornecida pela descrição e análise do cargo, enquanto a segunda é obtida por meio de aplicação das técnicas de seleção.
Com relação à seleção de pessoas, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O modelo de colocação permite rejeitar o candidato. ( ) A seleção é responsabilidade de linha (de cada gestor) e função de staff (prestação de serviço pelo órgão especializado). ( ) O modelo de seleção é superior ao modelo de classificação.
As afirmativas são, respectivamente,

Segundo Fernandes (2018), os conhecimentos e habilidades fazem parte do que se chama de competências técnicas.
Avalie as afirmações sobre as competências e seus tipos.
I - Competências comportamentais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam uma organização única no mercado, que impactam diretamente no desempenho da empresa.
II - Competências técnicas são todos os conhecimentos e habilidades adquiridos por um colaborador através da educação formal e informal, como treinamentos, cursos profissionalizantes, experiências, oficinas, palestras entre outros.
III - Competências organizacionais são as atitudes e comportamentos dos colaboradores, que os motivam a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo assim para a realização do trabalho.
IV - Para organizar as competências em uma organização é preciso muito mais do que saber identificá-las: é necessário ter uma forma estruturada de gerenciamento, como a gestão por competências.
Está correto apenas o que se afirma em

Segundo Fernandes (2018), competências são os conhecimentos, habilidades e atitudes que tornam uma pessoa apta a exercer um determinado cargo ou papel dentro de uma organização, de modo a gerar uma vantagem competitiva para o negócio.
Considerando-se as competências, associe-as corretamente ao seu respectivo conceito.
COMPETÊNCIAS
1 - Conhecimento 2 - Habilidade 3 - Atitude
CONCEITOS
( ) capacidade de colocar em prática o conhecimento adquirido.
( ) conjunto de saberes teóricos, advindos da educação formal ou informal.
( ) conjunto de comportamentos (emoções, valores, sentimentos) de cada um.
A sequência correta é  

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as competências socioemocionais.
( ) Mentalidade de crescimento é o reconhecimento das próprias habilidades, atitudes, valores, conhecimento e aprendizagem, estabelecendo-se metas e estratégias pessoais e adaptando-se com base nos resultados alcançados.
( ) Como se trata de aspectos que devem ser trabalhados na escola, é essencial que as competências socioemocionais sejam contempladas pelos currículos em todas as etapas da educação.
( ) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abrange apenas as competências cognitivas, por meio das quais os educadores devem nortear seu trabalho e adaptar suas práticas pedagógicas buscando o desenvolvimento por etapa dos alunos, ajudando-os a ter domínio de conteúdos.
( ) É necessário incorporar as habilidades socioemocionais nas disciplinas e atividades escolares devendo ser trabalhadas de maneira transversal, vinculando essas competências com o desenvolvimento cognitivo. ( ) As competências socioemocionais devem ser desenvolvidas ao longo de toda a vida escolar, conforme o desenvolvimento do jovem em cada etapa.
A sequência correta é

"Inteligência emocional, hábitos da mente, soft skills, competências para o século XXI… todos esses são sinônimos para as competências socioemocionais, conhecidas como as “habilidades” ou características ligadas ao desenvolvimento do indivíduo no sentido de formação de um cidadão integral.” (BNCC, 2018)

Avalie as afirmações sobre algumas competências socioemocionais.
I - Curiosidade: desenvolvimento de ideias e produtos que são inovadores e úteis para um contexto social a partir da interação entre aptidão, processo e ambiente.
II - Pensamento crítico: tomada de decisões e aprendizado de novos conceitos a partir da análise crítica de informações e declarações com as quais o indivíduo é confrontado. Avaliação de problemas, das soluções e abordagens propostas com o uso de lógica e do raciocínio a fim de identificar pontos fortes e fracos de cada cenário.
III - Colaboração: coordenação das atividades de forma ordenada e sincronizada, compartilhando-se tarefas e problemas.
IV - Criatividade: cultivo de uma mentalidade que busca sempre aprender, compreender o mundo e explorar novas ideias.
V - Coragem: capacidade de lidar de maneira adequada com desafios e mudanças, sem abrir mão da sua identidade e do aprendizado.

Está correto apenas o que se afirma em

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