Questões de Gestão de Pessoas do ano 2022

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Listagem de Questões de Gestão de Pessoas do ano 2022

A história das políticas de gestão de pessoas na administração pública brasileira é marcada por uma série de descontinuidades e por dificuldades significativas referentes à estruturação dos seus principais sistemas. Ainda são considerados como desafios para a política de gestão de pessoas no serviço público: a construção de mecanismos efetivos de motivação dos servidores e o alinhamento das atividades de gestão de pessoas às estratégias das organizações e às diretrizes gerais estabelecidas pelos governos. (MARQUES, Fernanda. Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências. Brasília: DDG/ENAP, 2015.)
Avalie as afirmações a seguir:
I. A gestão de pessoas consiste numa série de atividades integradas que consistem em: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas. II. O processo de desenvolvimento de pessoas, que inclui o treinamento, a capacitação, os programas de mudanças e encaminhamento de carreira, é uma das responsabilidades da gestão de pessoas. III. A gestão de pessoas nas organizações públicas não necessita gerir o processo de manutenção de pessoas, visto que a maioria dos colaboradores é de efetivos e não tendem a pedir o desligamento.
É correto o que se afirma em:

Considere que determinada organização pretenda avaliar o desempenho de seus colaboradores, utilizando como metodologia a técnica dos incidentes críticos, o que significa que levará em conta na referida avaliação 

A gestão de pessoas compreende administrar o quadro de pessoal da empresa, ou seja, gerir os colaboradores conciliando suas aspirações com as metas da organização. Uma boa administração compreende diagnosticar as necessidades dos colaboradores e da organização e tomar medidas a fim de garantir a evolução e o crescimento interno da empresa. Para tanto, é necessário embasar o trabalho nos pilares da gestão de pessoas, o que possibilita uma atuação estratégica e eficaz. Os pilares da gestão de pessoas são: motivação; liderança; comunicação; cooperação; capacitação; trabalho em equipe; conhecimento; treinamento e desenvolvimento; competência; participação; e envolvimento. Garantir o desenvolvimento dos talentos é uma das formas de estreitar seu relacionamento e sua vinculação à empresa. Os talentos assim produzidos levarão a resultados ainda mais satisfatórios e serão mais inovadores e felizes dentro da organização. Essa garantia refere-se à (ao)

Suponha que determinada organização pretenda aplicar, pela primeira vez, processo de avaliação de desempenho de seus membros para selecionar os mais aptos a ocuparem posições de chefia e assessoramento. Nesse sentido, para escolher a metodologia a ser aplicada, cotejando os prós e os contras de algumas das mais conhecidas, deverá considerar que:

A gestão do desempenho no âmbito das organizações afigura-se como um desafio constante e em determinadas situações podem ocorrer vícios ou desvios em processos de avaliação, mesmo quando realizados de forma profissional. De acordo com o que aponta a literatura, quando verificado o vício denominado recenticidade, o mesmo se dá porque o avaliador

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