Questões de Gestão de Pessoas

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A comunicação é necessária nas organizações e, sem a interação entre as pessoas e uma prática comunicativa, não há organização. Para minimizar e/ou evitar os conflitos no ambiente organizacional, entender os processos da comunicação e aplicá-la com excelência torna-se fator decisivo. Para isso, a comunicação efetiva e a escuta ativa são essenciais e algumas ações e práticas se fazem necessárias no dia a dia. Considera- -se a relevância do feedback nesse processo, tanto para quem comunica quanto para quem escuta as mensagens que vão sendo transmitidas durante a comunicação organizacional. Sobre as informações dadas e, ainda, o feedback na comunicação e interação grupal, NÃO está correto o que se afirma em: 

As organizações públicas têm sofrido mudanças significativas em suas práticas organizacionais. Essas mudanças podem ser observadas principalmente nas políticas de gestão de pessoas como, por exemplo, a preocupação com o desenvolvimento e o desempenho do servidor público no exercício do cargo, de forma que seja possível obter melhores resultados para o cumprimento de metas e objetivos institucionais. Segundo Borges-Andrade e Abbad (1996) Apud Meneses, Zerbini e Abbad (2010), tanto o referencial da maioria das pesquisas nacionais e estrangeiras quanto a prática vigente de TD&E, a abordagem mais utilizada é aquela baseada na teoria geral de sistemas, que prevê a articulação entre os seguintes elementos e destes com o contexto que os circunda: insumos; processamento; resultados; e, retroalimentação. Transpostos para a área de treinamento, desenvolvimento e educação – TD&E, os componentes da teoria citada associam-se, respectivamente, às etapas de “avaliação de necessidades”, de “planejamento instrucional” e de “avaliação de efeitos”. Considerando os componentes citados e as ações necessárias indicadas para que o sistema de TD&E possa realmente ser considerado estratégico para as organizações, relacione adequadamente os princípios às suas respectivas características.
1. Avaliação de necessidades. 2. Planejamento instrucional. 3. Avaliação de efeitos.
( ) Escolher estratégias compatíveis com o grau de complexidade do objetivo. ( ) Elaborar avaliações de aprendizagem e exercícios compatíveis com os objetivos. ( ) Analisar clima e suporte organizacionais ao uso de novas capacidades no trabalho. ( ) Avaliar necessidades juntamente com perfil demográfico, motivacional e profissional da clientela. ( ) Criar situações em que o aprendiz terá que demonstrar a competência a ser transferida para o trabalho (simular a complexidade do ambiente real). ( ) Realizar análises multivariadas, a fim de identificar que aspectos melhores explicam e predizem os resultados das ações de TD&E.
A sequência está correta em 

O desenvolvimento organizacional (DO) constitui a aplicação de técnicas das ciências comportamentais para melhorar a saúde e eficácia organizacional.
Nesse contexto, a técnica de intervenção em DO, que visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais, denomina-se

A respeito do trabalho em equipe, julgue o item.

Uma equipe possui objetivos de trabalho compartilhados e responsabilidade compartilhada pelos resultados. 

A respeito do trabalho em equipe, julgue o item.

Um grupo formado para completar uma tarefa específica é denominado grupo por afinidade. 

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