Questões de Gestão de Pessoas

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Dentre os elementos do processo de comunicação, aquele que garante a eficácia do processo com o retorno da informação para o emissor é entendido como:

Uma ferramenta da qualidade que representa graficamente um fluxo de trabalho usando símbolos convencionais que representam eventos dos processos que estão sendo mapeados é conhecida como:

A organização deve utilizar todos os recursos disponíveis para almejar seus objetivos previamente estabelecidos. O processo administrativo que tem como característica a definição desses objetivos, decidindo sobre as tarefas e recursos necessários para serem alcançados de forma adequada é descrito como:

A gestão baseada em competências – ou simplesmente gestão de competências – tem sido apontada como uma tecnologia alternativa dos modelos tradicionalmente utilizados pelas organizações (Brandão e Guimarães, 2001; Santos, 2001). Baseando- -se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante do desempenho superior de uma organização, a gestão de competências propõe-se a integrar e orientar esforços, sobretudo os relacionados à gestão de pessoas, visando a desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais à consecução de objetivos organizacionais (Prahalad e Hamel, 1990; Durand, 1998). A frequente utilização do termo competência no campo da gestão organizacional fez com que ele adquirisse variadas conotações, sendo, não raras vezes, utilizado de diferentes maneiras, conforme relatam Mclagan (1997), Brandão e Guimarães(2001) e Ruas(2001). Sob esta perspectiva, que parece ter aceitação mais ampla tanto no meio acadêmico quanto no ambiente empresarial, competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto organizacional (DURAND, 2000; NISEMBAUM, 2000).
(Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/ vScX3kvk4YtKQTC3ccT4PRg/?lang=pt#. Adaptado.)

Considerando as competências necessárias para o êxito de uma organização, o fato de que os servidores devem conhecer, saber fazer e ter iniciativa para fazer refere-se a “conhecimentos” a seguinte ação:

De acordo com o livro Gestão de pessoas em empresas e organizações públicas (DUTRA et al., 2019), relacione as colunas abaixo, associando o nível de conflito organizacional e o tipo de conflito com a característica e o desempenho correspondentes.

(1) Nível de conflito baixo ou nenhum, tipo de conflito disfuncional
(2) Nível de conflito ideal, tipo de conflito funcional
(3) Nível de conflito alto, tipo de conflito disfuncional
( ) característica disruptiva, desempenho baixo
( ) característica apática, desempenho baixo
( ) característica inovadora, desempenho alto
( ) característica caótica, desempenho baixo
( ) característica viável, desempenho alto

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

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