Listagem de Questões sobre Geral
Com relação à circulação da água em sub‐superfície, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos aquíferos não‐confinados a água percola através de camadas de permeabilidade mais ou menos uniforme, que se estendem até a superfície, tanto em áreas de descarga como de recarga.
II. A zona saturada corresponde ao intervalo no qual os poros do solo ou da rocha contém ar e não é completamente preenchida com água.
III. A zona vadosa corresponde ao intervalo no qual os poros do solo ou da rocha estão completamente preenchidos com água.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver incorreta.
se apenas a afirmativa II estiver incorreta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem incorretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem incorretas.
se todas as afirmativas estiverem incorretas.
Com relação aos movimentos de massa, analise as afirmativas a seguir.
I. Avalanchas de rochas são grandes massas de materiais rochosos que fluem encosta abaixo, deslocando‐se para mais longe com velocidades de dezenas a centenas de quilômetros por hora.
II. Rastejamento de solo é um movimento lento de massa inconsolidada – deslocamento do solo ou de outros detritos declive abaixo numa taxa que varia de 1 a 10 mm/ano.
III. Fluxos de lama são fluxos de massas de materiais predominantemente mais finos que areia, junto com alguns detritos de rocha, contendo grande quantidade de água.
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Um depósito de barra de pontal é característico de
leque aluvial.
frente deltaica.
rio meandrante.
fan delta.
duna eólica.
Com relação ao escoamento da água subterrânea em meios fraturados, que depende de fatores intrínsecos a cada tipo de rocha e suas estruturas, assinale a afirmativa correta.
A permeabilidade nos granitos e nas rochas de alto grau metamórfico aumenta com a profundidade.
As fraturas de alívio mostram condutividade hidráulica muito variável.
As estratificações das rochas sedimentares não deformadas não são consideradas como descontinuidades, porque elas possuem porosidade granular.
Os principais parâmetros que condicionam o escoamento da água subterrânea no meio fraturado são porosidade, permeabilidade, clima e abertura das descontinuidades.
A abertura das descontinuidades e seu espaçamento são mais importantes para o escoamento que a orientação espacial das famílias de descontinuidades e rugosidade absoluta das paredes.
A respeito da contaminação de aquíferos, que pode resultar em altíssimos custos financeiros e ambientais para sua remediação, assinale a afirmativa correta.
Dentre os fertilizantes, o maior contaminante é o fósforo (P), na forma de fosfatos, que pode atingir grandes áreas.
Nos meios porosos granulares, em que vírus e bactérias de esgotos penetram pequenas distâncias quando transportados pela água subterrânea, nos meios fraturados as distâncias alcançadas podem ser bastante grandes.
A fossa séptica é uma solução adequada quando não há rede pública coletora de esgotos.
As substâncias mais perigosas para a qualidade das águas subterrâneas são as relativamente insolúveis, voláteis e refratárias, sendo a adsorção o mecanismo de depuração natural capaz de evitar a penetração destes contaminantes até o aquífero.
O fato da gasolina e do óleo serem menos densos e imiscíveis na água faz com que estes produtos só migrem na zona saturada.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}