Listagem de Questões sobre Geral
Nas duas últimas décadas, o amianto tem sido alvo de intenso debate por causa de seus efeitos nocivos à saúde humana. Considerando as características desse material e as questões de segurança em sua exploração e utilização, julgue os itens abaixo.
Amianto é o nome de um mineral encontrado na natureza e utilizado in natura.
A origem da Teoria de Placas surgiu no inicio do século XX com os trabalhos do cientista alemão Alfred Wegener, que se dedicou a estudos metereológicos, astronômicos, geofísicos e paleontológicos. Durante a sua vida, estudando um mapa-múndi, Wegener observou que as costas da América do Sul se encaixavam com a África e que todos os continentes, se aglutinados, formariam um megacontinente. A este megacontinente Wegener denominou:
Gondwana
Cambriano
Pangea
Mississipiano
A teoria da Tectônica Global trouxe subsídio ao conceito da expansão do assoalho oceânico formulado por Harry Hess da Universidade de Princeton (EUA). Com base em estudos geológicos e geofísicos disponíveis na época, o autor propôs que a expansão do fundo oceânico estaria relacionada aos processos de convecção no interior da terra. De acordo com o modelo de Hess, a deriva continental e a expansão do fundo oceânico são uma conseqüência das:
Correntes de Convecção.
Derivas Oceânicas.
Zonas de Subducção.
Zonas peleogeofisicas.
Todas as afirmações abaixo são corretas para os sistemas aqüíferos cársticos, EXCETO:
A evolução da paisagem cárstica, sobre rochas carbonáticas, sem porosidade primária, é resultado da disponibilidade de água em movimento e do desenvolvimento progressivo de uma permeabilidade secundária.
Nas regiões cársticas as formas geomorfológicas superficiais marcantes são as dolinas, sumidouros e uvalas.
Numa rocha carbonática o processo de carstificação pressupõe a existência de descontinuidades geológicas nas rochas que permitam a percolação das águas.
Num sistema de deformação do tipo empurrão, em regime de tectônica rígida, atuando sobre rochas carbonáticas, as fraturas com maior potencial de ocorrência e circulação de água subterrânea, são aquelas transversais à direção do esforço de deformação.
A ação dos ventos deixa marcas tanto nas formas de relevo como nos fragmentos trabalhados pela ação eólica, seja na forma destrutiva (erosão eólica) como construtiva (sedimentação). Refletem processos erosivos de atividade eólica:
Deflação e Metamorfização.
Abrasão e Deflação.
Pedogenese e Intemperismo.
Dunitização e Abrasão.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}