Listagem de Questões sobre Geral
Com relação ao texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O uso de pavimentos permeáveis pode ser uma excelente ferramenta para alcançar os objetivos relacionados no texto.
Qualquer técnica de desenvolvimento de recarga artificial de aqüíferos pode resultar no alcance dos objetivos relacionados no texto.
As rochas ornamentais, com demanda crescente no setor de construção civil, podem apresentar deterioração de proporções variadas após o uso. Nesse contexto, a caracterização petrográfica, mineralógica e química de minerais e rochas industriais constitui etapa fundamental para a utilização adequada desses bens minerais e o estudo de suas patologias. Os dados abaixo foram extraídos de estudos de rochas utilizadas no setor de rochas ornamentais.
• biotita granito com intenso microfraturamento e expressiva transformação dos feldspatos e biotita para sericita e minerais do grupo da illita, com menores quantidades de esmectitas e vermiculita, apresentando cavidades superficiais resultantes do desprendimento de minerais;
• calcita mármore contendo 10% de pirita subédrica, com 0,1 mm e limonitização incipiente, disseminada na rocha;
• nefelina sienito equigranular, de granulação média, homogêneo, não-deformado, não-fraturado, inalterado; • quartzito puro, branco, médio, bem selecionado, maciço.
A partir dessas informações, julgue os itens abaixo.
Do ponto de vista do mercado brasileiro atual, o quartzito possui ampla utilização no setor de rochas ornamentais.
Ao longo dos anos, diversos materiais têm sido empregados como imitação do diamante. Em 1947, foi desenvolvido o rutilo sintético, extensivamente comercializado a partir de 1948 até a entrada do titanato de estrôncio no mercado, em 1955, que apresentava a grande vantagem de ser originalmente incolor, sendo ambos sintetizados pelo processo de Verneuil. No final da década de 60, o titanato de estrôncio foi substituído pelo YAG, um óxido de Y e Al com estrutura de granada, que cedeu lugar ao GGG, uma liga de Ga e Gd também com estrutura de granada, ambos sintetizados pelo método de Czochralski. O simulante designado zircônia cúbica, sintetizado pelo processo skull melting, permanece no mercado desde 1976. Suas vantagens sobre os demais simulantes incluem fácil polimento, brilho semelhante ao do diamante e o fato de ser originalmente altamente incolor. A tabela abaixo contém características das principais imitações do diamante disponíveis atualmente no mercado
Pedras compostas, comumente apresentadas na jóia montada, também têm sido utilizadas com o objetivo de simular o diamante.
Com base nos dados acima apresentados e em informações correlatas, julgue os itens seguintes.
Os aparelhos que medem a inércia térmica constituem importante ferramenta na distinção entre o diamante e as imitações acima relacionadas.
Os métodos de síntese dos materiais utilizados para imitação do diamante baseiam-se em técnicas de crescimento de cristais a partir de um fundido e determinam características que podem ser identificadas ao se proceder à observação do cristal sintético no espectroscópio.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}