Listagem de Questões sobre Geral
Quanto à geologia do Brasil e a sua evolução histórica, julgue os itens seguintes.
O conceito de neotectônica inclui os processos recorrentes que atuam desde o limite Cretáceo-Paleógeno e, em geral, são representados por reativações normais de planos de fraqueza existentes.
Os depósitos de ouro orogênicos respondem por expressiva produção de ouro no mundo, sendo mais aceita atualmente a interpretação de formação em terrenos vulcanoplutônicos durante deformação e metamorfismo, em diferentes níveis crustais, como resultado de elevada razão fluido/rocha.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do ouro e dos depósitos de ouro orogênicos.
Considerando que a figura abaixo tenha sido construída a partir de composições isotópicas de minerais em equilíbrio com a paragênese de minério de um depósito de ouro orogênico, é correto afirmar que os pontos do gráfico representam valores de δ18O e δD do fluido mineralizador, oriundo de rocha magmática metamorfisada e que interagiu com água do mar.
Um depósito de urânio ocorre na forma de intercalações de minério e ganga em uma seqüência de rochas constituída por pelito carbonoso e arenito impuro, metamorfisadas em fácies xisto verde baixo durante metamorfismo regional. O embasamento é constituído por tonalitos e granodioritos deformados e metamorfisados em fácies anfibolito. Uma unidade de arenitos fluviais com intercalações de rochas vulcânicas ácidas sobrepõe as demais unidades discordantemente. Rochas intrusivas félsicas e rochas máficas pós-orogênicas foram descritas na região. Duas gerações de minério podem ser identificadas: primária e secundária, sendo esta supergênica.
A respeito do depósito hipotético descrito no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A seqüência de rochas mineralizadas pode ser constituída, respectivamente, por quartzo-clorita xisto carbonoso e paragnaisse, tendo este a seguinte composição modal: 65% de quartzo, 15% de ortoclásio, 15% de plagioclásio An30, 3% de almandina e 2% de biotita.
Os dados apresentados no texto permitem propor controle estratigráfico para a mineralização de urânio descrita, singenética à rocha pelítica e depositada provavelmente em decorrência de variações no potencial de oxidação do ambiente.
O espectrômetro de massa de alta resolução com fonte de plasma indutivamente acoplado pode ser utilizado para determinação de razões isotópicas de chumbo em amostras da área mineralizada e das adjacências, visando à investigação da história evolutiva dos fluidos na bacia sedimentar descrita, bem como à identificação de potenciais áreas mineralizadas em urânio.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}