Listagem de Questões sobre Geral
Os depósitos de ouro orogênicos respondem por expressiva produção de ouro no mundo, sendo mais aceita atualmente a interpretação de formação em terrenos vulcanoplutônicos durante deformação e metamorfismo, em diferentes níveis crustais, como resultado de elevada razão fluido/rocha.
Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, acerca do ouro e dos depósitos de ouro orogênicos.
Na estrutura do ouro, os átomos são unidos por ligação metálica e organizados em empacotamento cúbico máximo, o que gera retículo cristalino cúbico de faces centradas e o torna um mineral maleável, dúctil, de brilho metálico, com baixa dureza, baixo ponto de fusão, densidade elevada e excelente condutor de calor e de eletricidade.
Como rênio e ósmio são elementos químicos facilmente incorporados às estruturas de sulfetos, o sistema isotópico 187Re – 187Os constitui método adequado de datação de depósitos de minerais metálicos e de investigação de fonte isotópica radiogênica em depósitos de ouro geneticamente associado a sulfetos. Entre os minerais metálicos, a molibdenita é, quando presente, particularmente apropriada, por incorporar expressivas concentrações de rênio e praticamente excluir o ósmio da estrutura durante a cristalização.
Ouro, pirita rica em As, arsenopirita e galena constituem associação mineralógica freqüente nos veios de quartzo hospedeiros do minério em depósitos de ouro orogênicos e podem ser distinguidos por meio de estudo minerográfico. Entre as propriedades diagnósticas, destacam-se caráter isótropo do ouro e da galena, a forte anisotropia da pirita e da arsenopirita, as diferenças de cor dos minerais sob nicóis paralelos, a clivagem octaédrica da galena e a seguinte ordem crescente de dureza: ouro, arsenopirita, galena e pirita.
A análise química quantitativa de concentrações de ouro em amostras de minério, amostras com baixo teor de Au e amostras de material estéril pode ser feita empregando-se a técnica de fire assay, cujas vantagens incluem a capacidade de utilização de maior quantidade de amostra para análise, em relação a outros métodos de análise de Au, o que reduz substancialmente os erros de dosagem decorrentes de subamostragem.
Quanto à geologia do Brasil e a sua evolução histórica, julgue os itens seguintes.
As seqüências do tipo greenstone belts são características do Arqueano e compõem um conjunto que inclui rochas metavulcânicas ultramáficas, além de metassedimentos químicos e pelíticos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}