Listagem de Questões sobre Geral
Com relação aos estudos de estratigrafia química aplicados à pesquisa petrolífera, julgue os itens a seguir.
A avaliação vertical e lateral das propriedades químicas das seqüências sedimentares deve incluir estudos de teor de carbonato, teor de carbono orgânico, biomarcadores e isótopos estáveis de carbono.
A variação vertical da razão índice de hidrogênio e carbono orgânico pode definir condições do ambiente deposicional, como salinidade e temperatura das águas. A mesma assinatura quimioestratigráfica pode ser gerada em diferentes intervalos de tempo.
Informações a respeito da geoquímica orgânica servem de suporte à pesquisa de petróleo. Essa linha de pesquisa evoluiu bastante nos últimos anos. Com relação à geoquímica orgânica aplicada ao petróleo, julgue os itens abaixo.
A geração de petróleo e gás requer ambiente diagenético redutor para a preservação da matéria orgânica, contudo uma rápida fase oxidante é necessária para a iniciação desse processo.
As correlações óleo/óleo e óleo/rocha permitem definir a posição estratigráfica dos geradores, que ocorre sempre em posições cronoestratigráficas inferiores em relação aos reservatórios.
Alterações bacteriológicas podem modificar a composição de petróleos gerados na mesma seqüência. Em geral, a ação bacteriológica provoca o aumento do teor de parafinas no petróleo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}