Listagem de Questões sobre Geral
Com relação aos aspectos conceituais da geologia do petróleo, julgue os itens em seguida.
Uma antiga teoria da origem do petróleo considerava a possibilidade de hidrocarbonetos terem sido acumulados a partir de substâncias dissolvidas na água do mar, após períodos de intensa evaporação dos mares.
A migração primária inclui os mecanismos de expulsão e saída de óleo e gás da rocha geradora em direção aos reservatórios. Esse processo é facilitado de acordo com as propriedades permoporosas das rochas geradoras.
Na migração secundária, ocorre a passagem através de fraturas, falhas, discordâncias e rochas porosas para formar os campos comerciais de óleo e gás. Os principais controles são: imiscibilidade entre óleo e águas conatas de saturação, pressões capilares, diferenciais de pressão e concentração, bem como fluxo hidrodinâmico.
A maior parte do petróleo ocorre em rochas sedimentares, e, por essa razão, várias propostas e métodos são aplicados à classificação das bacias sedimentares. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A principal diferença entre as propostas recentes de classificação de bacias em relação às antigas é que as mais atuais levam em consideração os conceitos da tectônica de placas e tendem a dar uma visão mais dinâmica na denominação das bacias.
As bacias do tipo pull apart formam-se em faixas de transcorrências intracontinentais, mais precisamente nas zonas transpressionais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}