Questões de Geografia da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da Instituto Consulplan

A tabela, elaborada pelo GeografAR, apresenta o Índice de Gini para o estado da Bahia:

Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: IBGE. Censo Agropecuário 1920-2006. Elaboração: Projeto GeografAR, 2010.)


Com base no Índice de Gini apresentado anteriormente, assinale a afirmativa correta.

Setembro passou, com outubro e novembro
á tamo em dezembro. Meu Deus, que é de nós? Assim fala o pobre do seco Nordeste, Com medo da peste, Da fome feroz. [...] Sem chuva na terra descamba janeiro, Depois fevereiro, E o mesmo verão. Entonce o nortista, pensando consigo, Diz: isso é castigo! Não chove mais não! [...] Agora pensando ele segue outra tria, Chamando a famia Começa a dizer Eu vendo meu burro, meu jegue e o cavalo, Nós vamo a São Paulo Viver ou morrer. [...]
(Patativa do Assaré. Adaptado.) 
A migração corresponde aos deslocamentos de pessoas e populações na superfície terrestre. A música escrita por Patativa do Assaré, e que fez muito sucesso na voz de Luiz Gonzaga, retrata, de forma poética e dramática, o tema da migração e as justificativas para levar uma pessoa ou grupo de pessoas a migrarem. Qual tipo de migração NÃO é comumente relacionada a eventos narrados na música? 

A história da Geografia tem sido uma história dos geógrafos. Há os que a fizeram e fazem no rumo da vida e da felicidade do homem. E há os que a fazem deslocando-a na direção da vida e da felicidade dos que o dominam. É, sobretudo, na história recente da humanidade, que esse antagonismo mais fortemente aparece.
(Ruy Moreira; in O que é Geografia. 2010. 2ª ed.)
De acordo com Moreira (2010, pág. 8), provavelmente foi Estrabão (64 a.C. – 24 d.C.) o criador da geografia. Porém, se pensarmos apenas na geografia moderna, podemos afirmar que sua origem se deu no século XIX, principalmente com o florescimento das universidades e das sociedades de geografia e os trabalhos de Humboldt e Ratzel. A partir de então diversas correntes de pensamento têm se sucedido como, por exemplo, geografia moderna; tradicional; quantitativa/teórica/nova geografia; crítica/radical; e, humanista. Sobre a corrente de pensamento tradicional, podemos afirmar que oseu fundamento está no(a):

Vários geógrafos debatem sobre a crise que o ensino de geografia vem passando. Baseado nessa temática, analise as afirmativas que tratam do ensino de geografia no século XXI.
I. Privilegiar não tanto o conteúdo e, sim, o raciocínio. II. Enfatizar que mais importante do que memorizar os conceitos é saber como obtê-los. III. Privilegiar uma mera descrição dos fatos e dos lugares. IV. Levar os educandos a conhecer o mundo em que vivem em todas as suas escalas, tendo em vista a cooperação e a convivência harmoniosa. V. Incentivar o mero acúmulo de conhecimentos geográficos.
Sobre as estratégias para se romper com a crise do ensino de geografia no século XXI, está correto o que se afirma em 

Cinco são os conceitos básicos da geografia: espaço, paisagem, território, região e lugar. O espaço geográfico é um desses conceitos-chave, mas sua definição é móvel, isto é, vem sofrendo mudanças através dos tempos, desde a Grécia antiga, passando pela geografia moderna em suas diversas correntes de pensamento. Sobre o conceito de espaço geográfico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis