Questões de Geografia da CESGRANRIO

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia da CESGRANRIO

O geógrafo David Harvey considera que um dos problemas geográficos consiste em esboçar uma forma de organização espacial que maximize as perspectivas das áreas menos privilegiadas, na qual as vantagens dos mais afortunados promovam o bem-estar dos menos afortunados. Recentemente, o autor declarou que

"Para mim, é muito importante afirmar que 'direito à cidade' não é simplesmente um direito de acesso ao que existe. É um direito de participar da construção e da reconstrução do tecido urbano, de formas mais condizentes com as necessidades da massa da população."

HARVEY, D. Wall Street e o direito à cidade. Le Monde Diplomatique Brasil, março, 2009, p. 6.

As considerações acima remetem, explicitamente, ao conceito de

#Questão 570173 - Geografia, Geografia Física, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

O padrão de drenagem esquematizado acima corresponde ao tipo

O poder de extração de informação relaciona-se com a capacidade do sensor de registrar a radiação em diferentes regiões do espectro eletromagnético, isto é, com o número de bandas, o que revela a sua resolução espectral. O satélite que possui a maior resolução espectral é

Os dados utilizados em SIG podem ser divididos em dois grandes grupos: dados espaciais e alfanuméricos. Por seu turno, os dados espaciais podem ser representados por meio de duas estruturas de armazenamento – matricial e vetorial. Um aspecto da estrutura de armazenamento vetorial é

Texto I

MUROS E CONTENÇÃO TERRITORIAL

Em relação aos migrantes e refugiados, figuras emblemáticas de nossas sociedades de in-segurança, a "contenção territorial" é uma estratégia frequentemente acionada. Construção de muros ou cercas eletrificadas nas fronteiras torna-se cada vez mais corriqueiro. Em outra escala bastante distinta, casas e condomínios invertem o sentido territorial de "contenção": "conter a entrada do alegado criminoso, 'contendo-se' na relativa reclusão dos muros".

HAESBAERT, R. Sociedades biopolíticas de in-segurança e descontrole dos territórios in Oliveira, M. et alii (orgs). O Brasil, a América, a América Latina e o mundo. Rio de Janeiro: ANPEGE/ Lamparina, 2008, p. 30. (Adaptado)

Texto II

"ECOLIMITE": MAIS UM MURO

Atualmente, em nome da preservação ambiental, além de se segregar espaços voltados a empreendimentos imobiliários de alto padrão econômico, se busca restringir as áreas do solo urbano que sejam - potencialmente - ocupadas por urbanização espontânea. A Prefeitura do Rio de Janeiro mandou construir 11 km de muros para garantir áreas naturais, denominando-os de "ecolimites". Esses muros não se localizam em torno de qualquer área verde, mas sim em torno de 13 comunidades pobres.

PROST, C. O falso consenso sobre a defesa do meio ambiente in Mendonça, F. et alii (orgs). Espaço e Tempo. Curitiba: ANPEGE/ ADEMADAN, 2009, p. 196. (Adaptado)

Comparando os Textos I e II conclui-se que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis