Questões sobre História da Geografia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Geografia

#Questão 1015940 - Geografia, História da Geografia, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Geografia

Quando se busca novas formas de ensino aprendizado com uso de tecnologias da informação e comunicação, pode-se facilitar o entendimento de temas relacionados à geografia. As imagens, entre elas as fotografias, podem ser um importante instrumento para a leitura, para a análise e para a compreensão do mundo, na medida em que revelam aspectos pertinentes do espaço geográfico e da espacialidade dos fenômenos analisados.
BALISKI. Encaminhamentos metodológicos para o ensino de geografia. Curitiba, 2016 (com adaptações).

Existem três passos a serem seguidos em aulas no que se refere ao encaminhamento de atividades de leitura de paisagens pela fotografia. Entre esses passos, o que consiste em procurar explicações para os diversos elementos observados, tanto de forma isolada como em conjunto, relacionando-os com os conhecimentos geográficos anteriores, é a 

#Questão 1015941 - Geografia, História da Geografia, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Geografia

Enfoques metodológicos no ensino de geografia constituem um conjunto de meios para produzir o conhecimento geográfico. Entre esses enfoques, há aquele que defende a criação de referências de análise, por meio da comparação de lugares, enfatizando a aplicação do princípio da analogia, isto é, da comparação ente duas situações, dois locais ou duas circunstâncias. Esse enfoque busca, ainda, a separação e a segregação de características conforme áreas específicas, como forma de entender o espaço e as interações sociais dentro dele.
CLAVAL. Epistemologia da Geografia. EDUFSC, 2014 (com adaptações).

A categoria de análise da geografia que embasa o enfoque metodológico descrito no texto precedente é

#Questão 1015946 - Geografia, História da Geografia, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Do 6º ao 9º ano - Ensino Fundamental - Especialidade: Geografia

Nessa corrente, a geografia ensinada era pautada por uma prática educativa que se fundamentava no modelo positivista; nesse modelo, a tendência pedagógica liberal sobressaía-se e caracterizava-se pela didática com foco no professor como detentor e transmissor de conteúdos, estigmatizando o processo educativo em operações mnemônicas voltadas para enumeração mecânica de elementos da natureza, sem desenvolver análise crítica sobre os conhecimentos, perpetuando a ordem e a ideologia vigentes.
OLIVEIRA. Para onde vai o ensino de Geografia? São Paulo, 1998 (com adaptações).

A concepção do pensamento geográfico que apresenta as características descritas no texto é a

Como toda ciência, a Geografia possui alguns conceitos-chave, capazes de sintetizarem a sua objetivação, isto é, o ângulo específico com que a sociedade é analisada, ângulo que confere à geografia a sua identidade e a sua autonomia relativa no âmbito das ciências sociais”. CORRÊA, R. L. Espaço, um conceito-chave da Geografia. Geografia: Conceitos e Temas. 2ª ed. Bertrand Brasil, 2000, p. 16.
O Espaço é um conceito-chave que expressa a evolução do pensamento geográfico. A respeito de sua construção ao longo das correntes de pensamento, é correto o que se afirma em:
I – na corrente da Geografia Tradicional, juntamente com os conceitos de paisagem e região, a abordagem espacial foi privilegiada para o estabelecimento do objeto da Geografia, bem como de sua identidade;
II – calçada no raciocínio hipotético-dedutivo e em modelos matemáticos, a Geografia teorético-quantitativa consagrou, pela primeira vez, o espaço como conceito-chave da disciplina. A planície isotrópica é uma construção teórica derivada de um paradigma racionalista e hipotético-dedutivo que resume uma das formas a qual espaço é considerado;
III – a adoção do materialismo histórico e dialético como paradigma teórico-metodológico na Geografia Crítica denota a concepção de espaço concebido como lócus da reprodução das relações sociais de produção.
Assinale a alternativa correspondente.

#Questão 1016346 - Geografia, História da Geografia, Avança SP, 2022, Prefeitura de Laranjal Paulista - SP, Professor de Educação Básica - PEB I - 1º ao 5º ano

Os processos e as técnicas construtivas e o uso de diferentes materiais produzidos pelas sociedades em diversos tempos é um tópico desenvolvido, na disciplina de Geografia, dentro da Temática: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis