Questões de Geografia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2022

#Questão 1016580 - Geografia, Industrialização, FGV, 2022, Senado Federal, Consultor Legislativo - Economia Regional e Políticas de Desenvolvimento Urbano

De acordo com a definição empregada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNDACTD, World Investment Report 2019 – Special Economic Zones, 2019), Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) são áreas nas quais os governos facilitam a atividade industrial por meio de incentivos fiscais e regulatórios e do apoio em infraestrutura.
Sobre a evolução das ZEE ao redor do mundo a partir da década de 1960, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos anos 1960, com o rápido crescimento das Cadeias de Valor Global, observa-se uma multiplicação das ZEEs.
II. No final dos anos 1990, com a aceleração da produção internacional, observa-se uma onda de criação de ZEEs.
III. Nos anos 2010, com a desaceleração da globalização, não foram criadas novas ZEEs.
Está correto o que se afirma em 

Em Mato Grosso e na região Centro-Oeste, o processo de ocupação do território e a implantação de novos sistemas de produção gerou, além dos conflitos fundiários, impactos ambientais como:

Suponha que uma partida de futebol, válida pelo campeonato mato-grossense, ocorreu no dia 11 de julho de 2022, às 15h, no horário local. Que horas seriam, nesse exato momento, na cidade de São Paulo?

Os problemas ambientais são consequência do desenvolvimento da população em atendimento as suas necessidades. Das alternativas abaixo assinale a única que NÃO é problema que causa desordem com ação do homem:

“Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissão (RCE) corresponde a uma unidade emitida pela modalidade que prevê a redução de gases de efeito estufa (GEE), chamada de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) resultante do Protocolo de Kyoto. Esses créditos de carbono podem ser comercializados entre países desenvolvidos que possuem a obrigação de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e países em desenvolvimento que não possuem essa obrigatoriedade.

O crédito de carbono como unidade de redução dos gases de efeito estufa equivale a uma tonelada de dióxido de carbono. Portanto, cada tonelada de CO2 não emitida para a atmosfera ou reduzida gera um crédito de carbono. Esse crédito é comercializável no mercado.”

(brasilescola.uol.com.br/geografia/creditos-carbono.htm)


Analise as afirmativas a seguir, a respeito das vantagens e desvantagens dos créditos de carbono, e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.


( ) Os países desenvolvidos que não atingirem suas metas de redução de gases de efeito estufa podem, por meio da compra de créditos de carbono, reduzir seu débito.

( ) O uso dos créditos de carbono tende a estimular uma significativa redução da emissão de gases de efeito estufa, com bons reflexos no aquecimento global.

( ) Um possível aumento dos níveis de emissão de gases poluentes por parte dos países que compram créditos de carbono pode ocorrer, o que causará supervalorização dos créditos de carbono, o que representará uma vantagem adicional de seu uso.


As afirmativas são, respectivamente, 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis