Questões de Geografia do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2022

"O buraco da camada de ozônio é um fenômeno tipicamente Antártico. Atualmente os cientistas já sabem por que o buraco surge logo após o inverno austral. [...]. Os conhecidos perigos advindos do desequilíbrio, causado pelo homem, nos processos naturais de formação e de destruição do ozônio, têm provocado protestos e movimentos de alerta no mundo. A constante poluição atmosférica por substâncias químicas altamente eficazes em destruir o ozônio, como o cloro-flúor-carbono, usado em sprays, o gás fréon, empregado na indústria de refrigeração, e a liberação contínua de fumaça pelas aeronaves, em tráfego na alta atmosfera, têm sido apontadas com as principais causas responsáveis pela redução na quantidade normal de ozônio na atmosfera" (ALMEIDA, Hermes Alves de. Climatologia Aplicada à Geografia. Campina Grande: EDUEPB, 2016, p. 31-32).
Assinale a opção INCORRETA quanto às características do ozônio na atmosfera.

"Desertificação conceitua-se como a degradação das terras em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, através da atuação dos condicionantes climáticos aliados ao uso inadequado das terras. As consequências do referido fenômeno são complexas e comprometem os recursos hídricos, os solos, a cobertura vegetal e a qualidade de vida da população das áreas atingidas" (AGUIAR, R. B.; GOMES, J. R. C. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Castelo do Piauí. – Fortaleza: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2004).
A partir do fragmento acima, assinale a opção que indica CORRETAMENTE o Núcleo de Desertificação localizado no território piauiense.

#Questão 1018026 - Geografia, Geologia, COPESE/UFPI, 2022, Prefeitura de Oeiras - PI, Professor Classe B Nível I - Geografia

"O desabamento de uma rocha sobre lanchas na região de Capitólio, em Minas Gerais, deixou ao menos oito mortos no começo da tarde deste sábado (08/01/2022). Aihara explica que há riscos de novos desabamentos, devido o tipo de rochas que há na região. É possível que haja novos acidentes, porque a água das chuvas penetra nas rochas, que têm menor resistência à ação da água e de vento" (TUON, Ligia Tuon; ROSADA, André. Rocha desaba em Capitólio (MG) e atinge lanchas; oito mortes foram confirmadas. CNN Brasil Nacional, 08 jan. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/rocha-desaba-em-capitolio-mg-e-atingelanchas/. Acesso em: 14 jan. 2022).
A partir da leitura do excerto acima, assinale a opção que indica CORRETAMENTE o tipo de rocha que se forma na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes, seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química, e que foi referida na matéria jornalística publicada no dia 08/01/2022.

#Questão 1018027 - Geografia, Agropecuária, COPESE/UFPI, 2022, Prefeitura de Oeiras - PI, Professor Classe B Nível I - Geografia

"A previsão meteorológica para os meses de janeiro e fevereiro de 2022 é de chuvas intensas na região Sul do Piauí. Nas regiões Norte e Centro-norte começa o período chuvoso. De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), janeiro será o mês com mais chuva no Sul do estado. A meteorologista afirmou que a região Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), terá muitas chuvas em janeiro e fevereiro. E que no Centro-norte e Norte do Piauí o período chuvoso terá início de forma gradativa (FERREIRA, Lívia. Previsão de tempo aponta chuvas intensas em janeiro e fevereiro no Piauí. G1.Globo.com, 02 jan. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2022/01/02/previsao-detempo-aponta-chuvas-intensas-em-janeiro-e-fevereiro-no-piaui.ghtml. Acesso em: 14 jan. 2022).
Após leitura da matéria jornalística publicada em 02/01/2022, assinale a opção INCORRETA quanto às características geográficas e econômicas da região conhecida como MATOPIBA.

"A hidrografia da planície do Delta do Parnaíba está formada principalmente pela bacia hidrográfica do rio Parnaíba e seu principal afluente, o rio Igaraçu, com uma rede de drenagem perene, que próximos à costa dividem-se em vários canais, formando igarapés, rios riachos, áreas de inundação e lagoas. A baixa energia desses cursos de água favorece os processos deposicionais, propiciando a ocorrência de formações sedimentares" (CAVALCANTI, Agostinho Paula Brito. Impactos e condições ambientais da zona costeira do Estado do Piauí. 2000, Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2000).
Em estudos sobre uso e cobertura das terras, foram caracterizados quatro grupos vegetacionais presentes na planície do Delta do Parnaíba. Assim, marque a opção CORRETA que indica o grupo vegetacional presente nessa planície flúvio-marinha, cujas espécies vegetais típicas são consideradas halófitas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis