Questões de Geografia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2016

Observe a codificação do vértice na figura apresentada para o georreferenciamento de imóveis rurais e analise as afirmativas a seguir.

I. Os quatro primeiros caracteres representados por AAAA referem-se ao código do credenciado responsável pelo posicionamento do vértice.

II. O quinto caractere representado por M refere-se ao tipo do vértice.

III. Os caracteres representados por 99999... referem-se a uma sequência de números inteiros, sendo incrementada à medida que o profissional efetua a definição de um novo vértice.

IV. Não deve haver repetição de número em vértices do mesmo tipo e do mesmo credenciado.

Estão corretas as afirmativas

Os estimadores são caracterizados por várias propriedades, entre as quais se encontram a exatidão e a precisão, que podem ser quantificadas pelos parâmetros associados aos erros e desvios. Em topografia, em que as medições são realizadas na natureza, os métodos de medição, apesar de todos os cuidados operacionais e correções, nem sempre podem ser considerados exatos. Em relação às medições, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Exatidão.

2. Precisão.

( ) Propriedade que caracteriza a proximidade entre as estimativas que o estimador produz e o valor a ser estimado.

( ) Quantificado pelo erro médio. O erro médio quadrático e o erro-padrão caracterizam a dispersão das estimativas em torno do valor a estimar.

( ) Propriedade que caracteriza a dispersão das estimativas em torno do valor médio do estimador.

( ) Quantificado pelo desvio padrão.

A sequência está correta em

Após as operações de inicializações, os receptores GPS podem realizar observações e determinar posições com uma grande candência. Acerca dos posicionamentos, que podem ser realizados por diversos modos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No modo estático rápido, os receptores são estacionados durante um determinado intervalo de tempo (uma a duas horas) e as observações são integradas ao longo do intervalo.

( ) No modo cinemático, o receptor encontra-se em movimento e são determinadas as suas posições com uma frequência predefinida.

( ) No modo estático, a duração das medições da fase pode ser reduzida a alguns minutos, embora com alguma degradação da precisão. Esse método exige períodos de observação de 5 a 15 minutos.

( ) No modo semicinemático, obtém-se rapidamente a posição de uma sucessão de pontos objetos não muito distantes.

A sequência está correta em

“Durante muitos séculos, os mapas eram um privilégio da elite. Foi com a invenção da imprensa (segunda metade do século XV) que os mapas foram mais utilizados. O primeiro atlas mundial reunia mapas produzidos pelos mais importantes cartógrafos da época. Porém, um deles produziu, em 1569, o primeiro mapa-mundo feito com uma projeção diferente. Foi também o primeiro a usar o termo atlas. Porém, a história reserva sua maior contribuição ao sistema de projeção.” Assinale-o.

O sistema de projeção topográfica (ou sistema topográfico local) é o sistema de projeção utilizado em levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As projetantes são ortogonais à superfície de projeção, significando estar o centro de projeção localizado no infinito.

( ) A superfície de projeção é um plano normal a vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como a origem do levantamento, sendo seu referencial altimétrico referido ao Datum vertical brasileiro.

( ) O plano de projeção tem a sua dimensão máxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 nesta dimensão e 1/15000 nas imediações da extremidade desta dimensão.

( ) A localização planimétrica dos pontos, medidos no terreno e projetados no plano de projeção, se dá por intermédio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topográfico.

( ) O eixo das ordenadas é a referência azimutal que, dependendo das peculiaridades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada importante.

A sequência está correta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis