Questões de Geografia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2012

#Questão 501056 - Geografia, Geral, ESAF, 2012, MI, Engenheiro de Geoprocessamento

A comissão de cartografia geotécnica da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental (IAEG) iniciou seus trabalhos em 1968 e em 1976 publicou pela Unesco um guia para preparação de cartas geotécnicas que unificou os conceitos básicos utilizados em cartografia geotécnica. Várias afirmações são feitas a seguir com base nessa publicação. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) A definição adotada é de que uma carta geotécnica é uma carta geológica que fornece uma representação generalizada de todos os componentes de um ambiente geológico que tenha importância para o planejamento do uso do solo e para o projeto, construção e manutenção das obras de engenharia civil e de mineração.

( ) As informações básicas para elaboração das cartas geotécnicas são: dados das rochas e dos solos; as condições hidrogeológicas; e as condições geomorfológicas.

( ) As cartas geotécnicas são classificadas de acordo com sua finalidade ( específica ou múltipla) e escala (pequena, média e grande).

( ) São consideradas escalas pequenas as iguais ou menores que 1:100.000, escalas grandes as iguais ou maiores que 1:1.000 e médias as entre 1:1.000 e 1:100.000.

( ) Na preparação de cartas de zoneamento geotécnico, os níveis taxonômicos são assim definidos: “Regiões”, baseado na uniformidade dos diferentes elementos das estruturas geotectônicas; “Áreas”, baseado na uniformidade das diferentes unidades geomorfológicas regionais; “Zonas”, baseado na homogeneidade litológica e no arranjo estrutural dos complexos formados pelas litofaceis das rochas e solos; e “Distrito”, nos quais as condições hidrogeológicas e fenômenos geodinâmicos são uniformes.

#Questão 501058 - Geografia, Geopolítica, ESAF, 2012, MI, Engenheiro de Geoprocessamento

Em vários países, metodologias de elaboração de cartas geotécnicas se desenvolveram e, apesar de seguirem as premissas da Associação Internacional de Geologia de Engenharia e Ambiental - IAEG, têm características peculiares para sua elaboração e apresentação. Por um lado, existem as metodologias que adotam o conceito de unidade de paisagem ou de avaliação de terrenos que optam por carta de síntese e, por outro, as metodologias que utilizam cartas analíticas dos componentes básicos e geram cartas de zoneamento geotécnico para diversas finalidades, conhecidas como multitemática. Sobre esse assunto são feitas algumas afi rmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) A metodologia PUCE (Pattern-Unit-Component- Evaluation), da Austrália, é uma metodologia de avaliação dos terrenos baseada em dados predominantemente geomorfológicos, associados a outros, como os de solos e uso do solo.

( ) O Instituto Geológico e Geográfi co do Estado de São Paulo utiliza procedimentos metodológicos de avaliação de terreno com base principalmente na geomorfologia.

( ) Cartas de suscetibilidade são comuns nas metodologias de avaliação de terreno.

( ) A metodologia francesa se caracteriza pela elaboração de cartas de fatores formando um conjunto de documentos básicos os quais são interpretados para elaboração de cartas de aptidão.

( ) A metodologia da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, proposta por Zuquette e Gandolfi , é basicamente uma metodologia multitemática.

#Questão 501060 - Geografia, Geopolítica, ESAF, 2012, MI, Engenheiro de Geoprocessamento

As cartas geotécnicas são realizadas para atender às mais diversas finalidades diagnósticas e prognósticas para apoiar o planejamento e a orientação para intervenções estruturais ou não estruturais. Sobre esse assunto são feitas algumas afirmativas. Marque com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, assinale a opção correta.

( ) Cartas geotécnicas de suscetibilidade a movimento de massa é o mesmo que cartas de risco ao deslizamento.

( ) Cartas de aptidão ou adequabilidade são utilizadas como instrumentos úteis à política de ordenamento territorial.

( ) Cartas de suscetibilidade devem ser feitas para orientar a elaboração de estudos de risco.

( ) Carta de risco é o mesmo que carta de probabilidade de ocorrência de eventos perigosos.

( ) Cartas de perigo são feitas com base em medidas da frequência de ocorrência do evento perigoso.

#Questão 501066 - Geografia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor Educação Básica III

Em uma aula sobre a origem do Universo, o professor aborda que, desde 2002, há um consenso em relação ao início da expansão do Universo. Cálculos retroativos realizados por astrônomos indicam que essa expansão tenha se iniciado há

#Questão 501068 - Geografia, Geral, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor Educação Básica III

Nossos descendentes poderão aproveitar a vida na Terra por alguns bilhões de anos. Após este período, o Sol, como qualquer outra estrela, começará a se extinguir. Tal extinção acontecerá, em média, daqui a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis