Questões de Geografia do ano 2012

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2012

#Questão 570067 - Geografia, Topografia, ESAF, 2012, DNIT, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

Sobre a Geodésia e a Topografi a, são corretas as afirmativas, exceto:

#Questão 570068 - Geografia, Cartografia, ESAF, 2012, DNIT, Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes

Em uma esfera celeste, o ângulo que a vertical de um ponto forma com a sua projeção sobre o plano do equador (origem) é denominado:

#Questão 570069 - Geografia, Geopolítica, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica III

Considerando o texto, em relação aos reais motivos pelos quais os executivos têm migrado para o Brasil, analise as assertivas abaixo.

I. Condições atuais da economia brasileira, influxos de recursos financeiros, investimentos diretos, suprimento de capitais financeiros.

II. Economia emergente, condições de desenvolvimento sustentável mais presente, melhoria na distribuição de renda, ampliação do mercado interno local.

III. Fornecimento de matérias primas minerais ou agropecuárias, infraestrutura completa.

IV. Produção industrial local atende demanda do mercado interno, investimentos estrangeiros acompanhados com transferência de tecnologia.

É correto o que se afirma em

#Questão 570070 - Geografia, Meio Ambiente, CETRO, 2012, Prefeitura de Campinas - SP, Professor de Educação Básica III

Até a década de 70, era inimaginável que a região do cerrado brasileiro tornar-se-ia produtora de soja em larga escala. Atualmente, esta região é responsável pela produção de 60% da cultura no Brasil. Com condições favoráveis como topografia e clima, o potencial de acréscimo para a produção de alimentos é muito alto considerando a produtividade e a incorporação de novas áreas. As tecnologias de correção de acidez do solo e a adubação fosfatada com o plantio direto têm gerado ótimos resultados até em áreas onde a produtividade era baixa ou nula. Em 2006, já havia 139 milhões de hectares cultiváveis, 60 milhões em estoque e 32 milhões em reserva. Os programas tecnológicos para a região contribuíram inclusive para a economia dos Estados na nova fronteira agrícola. O custo do alimento foi reduzido em 5% e a condição de vida, em média, melhorou 47%. Mesmo considerando todo este cenário favorável, o impacto negativo no ecossistema do Cerrado foi significativo. Sendo assim, os possíveis efeitos que afetaram esta paisagem foram

I. a perda da biodiversidade.

II. o assoreamento, redução da ciclagem da água (e da precipitação).

III. as contribuições para o aquecimento global, erosão e compactação do solo.

IV. a exaustão dos nutrientes, que acaba com as opções de manejo florestal.

É correto o que está contido em

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Uma das razões para que a industrialização brasileira acontecesse tardiamente encontra-se na modesta taxa de crescimento da população até os anos 90 do século passado, fato que se reverteu apenas nas duas últimas décadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis