Questões de Geografia do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2010

#Questão 502189 - Geografia, Energia e Industria, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

Complementando as declarações acima e considerando as altas velocidades do vento, qual, dentre os segmentos territoriais mencionados, apresenta o mais elevado potencial eólico?

#Questão 502191 - Geografia, Energia e Industria, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

A análise da tabela, com especial atenção às usinas da região Norte, permite avaliar comparativamente a relação entre a energia gerada e a área inundada, sendo considerada ideal uma relação de 10 W por metro quadrado de área alagada. A relação em foco é dependente mais explicitamente dos seguintes fatores principais:

#Questão 502193 - Geografia, Energia e Industria, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

O Plano Nacional de Energia Elétrica (PNEE) contém algumas diretrizes gerais. Dentre elas, destacam-se os focos nos empreendimentos setoriais na Amazônia e no desenvolvimento regional. Nos estudos de longo prazo, deve-se considerar que a região amazônica se caracteriza pela existência de áreas que apresentam diferentes níveis de restrição à implantação de empreendimentos hidrelétricos e à passagem dos sistemas de transmissão associados. Tendo em vista os focos do PNEE sinalizados, as áreas da Amazônia descritas acima referem-se mais explicitamente a

#Questão 502195 - Geografia, Energia e Industria, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

Com relação à Matriz Energética Nacional (MEN) e à aplicação de indicadores socioambientais com vista ao planejamento, são apresentados os seguintes objetivos:

I - contribuir para o crescimento econômico, com intensidade energética e custo relativo da energia decrescente;

II - contribuir para uma maior equidade social, diminuindo o desnível do uso de energia entre as diversas classes de renda;

III - incentivar a participação de fontes renováveis para a produção de energéticos, contribuindo para que a exploração dos recursos naturais seja compatível com a sua renovação.

Associando-se a MEN ao planejamento de longo prazo, está(ão) pertinente(s) e adequado(s) o(s) objetivo(s)

#Questão 502197 - Geografia, Energia e Industria, CESGRANRIO, 2010, EPE, Analista de Pesquisa Energética

Segundo o Plano Nacional de Energia 2030, do Ministério de Minas e Energia, o período de 1990-94 foi marcado por profundas mudanças na política de comércio exterior, uma vez que, simultaneamente à adoção do câmbio livre, intensificou- se o programa de liberalização da política de importações. Assim, a partir de 1990, foram extintas as listas de produtos com emissão de guias de importação assim como os regimes especiais de importação (exceto a Zona Franca de Manaus, drawback e bens de informática). Também acabaram diversos controles quantitativos de importação para dar lugar a um controle tarifário, com alíquotas declinantes ao longo do tempo. A tabela a seguir apresenta algumas estatísticas das alíquotas de importação para o período 1990 a 1994.

Os anos em que as alíquotas de importação mostraram-se relativamente mais homogêneas e mais heterogêneas foram, respectivamente,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis