Questões de Geografia do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2006

Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas.

I. A terceira revolução industrial caracteriza-se pelo taylorismo e o fordismo.

II. A quarta revolução industrial ou revolução técnico-científica caracteriza por uma produção em massa e consumo em massa.

III. Como exemplo de indústrias da revolução técnico-científica pode-se citar: a informática, a robótica, as telecomunicações, a química fina, a indústria de novos materiais, a biotecnologia e a engenharia genética.

IV. A industrialização planificada, ou seja, sem participação do Estado, tende a concentrar-se mais no espaço que a industrialização baseada no mercado.

#Questão 504051 - Geografia, Economia, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

Na década de 1990 ocorreu uma reorientação geográfica do capitalismo mundial, marcada pelo aumento dos investimentos diretos das grandes corporações internacionais nos paises periféricos, sobretudo aqueles industrializados como o Brasil.

Sobre os fatores que contribuíram para desencadear esse processo, avalie as afirmativas a seguir:

I- A fragmentação do processo produtivo e obtenção de menores preços finais de produção.

II- A imposição do modelo econômico neoliberal por parte dos organismos internacionais.

III- A nova estruturação dos meios de transportes e comunicações relativizando as distâncias.

IV- As numerosas vantagens fiscais e trabalhistas oferecida pelos países periféricos.

V- A aplicação dos programas de privatização de grande parte do setor produtivo estatal.

Assinale:

Uma aula sobre as variações das marés despertou a atenção de quase toda a turma. O professor comentou que o cientista é um caçador invisível das explicações. Ao falar aos alunos que a Ciência é uma função da vida e que ela não pode dela se divorciar, estava ele afirmando, particularmente, que a Ciência poderia

Numa aula de Estudos Sociais da 4º série do Ensino Fundamental, utilizando a planta de bairros de Paulista, o professor poderá trabalhar as seguintes atividades:

I.  Realização de trabalhos com relações de vizinhança e continuidade através do estudo de bairros.
II.  Trabalhar com a orientação de acordo com os pontos cardeais e colaterais e registros dos elementos da representação do real.
III.  Atividades que trabalhem com as noções topológicas de vizinhança dentro-fora, ordem de limite de fronteiras e continuidade espacial.
IV.  Atividade de decodificação da legenda, representando algumas situações-problemas dos bairros de Paulista.
V.  Analisar a  ocupação ordenada do sítio urbano a partir de um  planejamento.

Estão incorretas

"O ensino da geografia pode levar os alunos a compreenderem, de forma mais ampla, a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e propositiva" (PCNs. p.108) As alternativas abaixo não contemplam a afirmativa, exceto.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis