Questões de Geografia do ano 2006

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Listagem de Questões de Geografia do ano 2006

#Questão 507899 - Geografia, Território, CESPE / CEBRASPE, 2006, CENSIPAM/AM, Técnico de Formação Específica

Usando o mapa de pluviosidade do Brasil, mostrado acima, como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos ambientais e socioeconômicos do país.

Embora a região Norte seja rica em recursos hídricos, dado o seu alto índice de chuvas, há um fator desvantajoso para a navegação que é a ausência de rios de planície.

#Questão 507901 - Geografia, Território, CESPE / CEBRASPE, 2006, CENSIPAM/AM, Técnico de Formação Específica

Considerando a imagem de satélite da região metropolitana do Rio de Janeiro mostrada acima, julgue os itens subseqüentes.

A imagem ilustra uma das maiores áreas de concentração urbana do país, cuja influência se estende por todo o território nacional.

#Questão 507937 - Geografia, Tocantins - TO, CESPE / CEBRASPE, 2006, CENSIPAM/AM, Técnico de Formação Específica

O Brasil, diante das profundas transformações sociais, econômicas e políticas que vêm sofrendo, também apresenta desdobramentos na configuração de seu território. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

A criação do estado do Tocantins, por exemplo, representou uma forma de organização do território brasileiro.

#Questão 508040 - Geografia, Transporte, FJPF, 2006, DNIT, Analista em Infraestrutura

No Brasil, coube ao transporte rodoviário integrar o território nacional. Uma grande frota de caminhões é responsável por essa integração. Esse modelo de transporte de carga comandado pelo caminhão movimenta uma poderosa economia, pois a cadeia produtiva vinculada ao transporte rodoviário tem elos com inúmeros setores.

Sobre o rodoviarismo podemos afirmar que:

Das afirmativas a seguir, indique todas as que estão corretas.

I. Funções urbanas referem-se a uma atividade que é tipicamente realizada na cidade: o comércio, os serviços bancários, educacionais etc. No entanto, não se trata de qualquer atividade urbana, mas apenas que contribuem para a existência da cidade, aquelas por meio das quais se dão as relações com outras cidades e com a zona rural.

II. A divisão territorial do trabalho é referente às atividades humanas que se acham distribuídas sobre a superfície da Terra de modo que cada unidade territorial – país, região, cidade – especializa-se em uma dada atividade que a distingue de outras.

III. O progresso técnico-científico viabilizou a divisão territorial do trabalho em escala mundial tanto na esfera da produção como na da circulação.

IV. A relação campo-cidade é sempre uma construção dicotômica onde a cidade aparece como sinônimo de desenvolvimento e o campo de atraso, também podendo ser representada por racional e tradicional.

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