Questões de Geografia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Geografia do ano 2004

#Questão 570023 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

A questão está relacionada ao perfil topográfico e aos textos apresentados abaixo.

I. Esta unidade engloba terrenos sedimentares e rochas vulcânicas. Os contatos desta unidade com as áreas circundantes são feitos através de escarpas denominadas frente de cuestas.

II. Esta unidade apresenta elevado grau de complexidade: vários ciclos de dobramentos, falhamentos e extensas intrusões. Ao lado de escarpas acentuadas aparecem fossas tectônicas.

Identifique as unidades de relevo dispostas no perfil que apresentam, respectivamente, as características I e II.

#Questão 570024 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere as características abaixo atribuídas ao semiárido nordestino.

I. As chuvas são escassas e irregulares, com características de torrencialidade.

II. Nesta região são registradas as amplitudes térmicas mais baixas do país e um elevado déficit hídrico.

III. A presença da mancha semi-árida apresenta causas múltiplas e ainda não inteiramente explicadas.

IV. Graças à semi-aridez presente na região, há pequena diversidade na paisagem vegetal.

Estão corretas SOMENTE as características

#Questão 570025 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

De acordo com a Resolução CNE/CEB no 1 de 05/07/2000, a identidade própria da Educação de Jovens Adultos − EJA − considerará as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais na proposição de um modelo pedagógico próprio que assegure, dentre outras,

#Questão 570026 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere o texto e às afirmações abaixo.

... as escolas (...) devem contribuir para a constituição de identidades afirmativas, persistentes e capazes de protagonizar ações autônomas e solidárias em relação a conhecimentos e valores indispensáveis à vida cidadã.

I. Deve-se reconhecer que as aprendizagens são constituídas pela interação dos processos de conhecimento com os de linguagem e os afetivos.

II. As metodologias de trabalho em sala de aula devem privilegiar os conteúdos conceituais em detrimento dos procedimentais.

III. As relações entre alunos, professores e demais participantes do ambiente escolar devem ser expressas através de múltiplas formas de diálogo.

Segundo a Resolução CNE/CEB no 2, de 07/04/1998, está correto SOMENTE o que se afirma em

#Questão 570027 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Cavalcanti (1998) apresenta uma discussão teórico-metodológica sobre o conceito de lugar na ciência geográfica. Uma das perspectivas por ela abordada é a concepção histórico-dialética que afirma que o lugar

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis