Questões de Geografia do ano 2004

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Listagem de Questões de Geografia do ano 2004

#Questão 570018 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

O professor de Geografia utiliza a charge abaixo para discutir alguns conteúdos relacionados à população brasileira.

 

Durante as discussões o professor deve garantir que os alunos possam levantar as seguintes hipóteses:

 I. A tecnologia empregada na industrialização foi um dos fatores que permitiu incorporar uma quantidade de força de trabalho suficiente para diminuir efetivamente o número de inativos.

II. A modernização da economia brasileira significou melhor redistribuição da população ativa entre os diferentes setores de atividade.

III. Conhecer estatisticamente o número de empregados e desempregados em uma região não garante compreender a complexidade socioeconômica na qual vive a sociedade.

Está correto SOMENTE o que se afirma em

#Questão 570019 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Ao discutir o fenômeno da migração, Damiani (1998) apresenta as afirmações abaixo.

I. Tanto as migrações internacionais como as migrações internas comprovam o processo de expropriação e de exploração que marcam o desenvolvimento do capitalismo em países como o Brasil.

II. A migração rural-urbana, quando teve um caráter mais permanente criou a expectativa de que, na cidade, o migrante teria um emprego, que permanentemente, o reproduziria na condição de trabalhador.

III. Não há como associar a migração ao processo de desenvolvimento capitalista. O primeiro é um fenômeno demográfico; o segundo é eminentemente político e econômico. Está correto SOMENTE o que se afirma em

#Questão 570020 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere as afirmações sobre os mapas.

I. Os mapas resultam da redução da área representada, a qual é definida por uma proporção expressa na escala.

II. Os mapas são produzidos a partir da definição de uma malha de coordenadas que garantem a localização precisa de qualquer ponto da Terra.

III. No mapa, podem aparecer diversas perspectivas; assim pode-se observar objetos rebatidos, desdobrados, vistos a 90° ou a 45°.

IV. O mapa admite o uso de convenções ou representações pictóricas com predomínio de equivalentes analógicos.

Estão corretas SOMENTE as características

#Questão 570021 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

O professor desenvolve um trabalho cartográfico a partir da maquete da sala de aula com os alunos de 5ª série. Estes observam a maquete sob a visão vertical e a desenham no papel. Ao final do trabalho, o professor observa que os desenhos formam dois grandes conjuntos:

I. os objetos desenhados aparecem dentro da sala de aula, mas apenas justapostos no espaço;

II. houve conservação de ponto de vista em objetos da mesma categoria (carteiras, por exemplo) ou em todo o desenho.

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as representações realizadas pelos alunos.

#Questão 570022 - Geografia, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Considere as afirmações abaixo sobre a mata das araucárias.

I. Ocorre em solos pobres, em geral rasos e pedregosos.

II. Nas áreas mais baixas do relevo aparece em transição com as matas subtropicais.

III. De modo geral, é uma floresta homogênea.

IV. Constitui a formação vegetal que não sofre os efeitos da tropicalidade.

V. É encontrada em áreas de climas semi-úmidos com uma longa estação seca.

Estão corretas SOMENTE as afirmações

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