Questões de Fonoaudiologia da UNIOESTE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da UNIOESTE

A Audiometria Tonal Liminar é o teste auditivo padrão ouro utilizado para mensurar a sensibilidade auditiva de um indivíduo, permitindo a determinação do tipo, grau e configuração da perda auditiva, fornecendo assim uma base para o diagnóstico, acompanhamento e intervenção.
No que se refere ao procedimento deste teste, julgue as afirmativas a seguir:
I - Trata-se de uma medida comportamental, pois se baseia na resposta do paciente aos estímulos apresentados. II - Após a pesquisa de 1.000Hz, testam-se as frequências de 2.000 Hz, 3.000 Hz, 4.000 Hz, 6.000 Hz, 8.000 Hz, 250 Hz e 500 Hz. III - Na prática clínica, os limiares por via óssea são testados nas frequências de 1.000 Hz, 2.000 Hz, 3.000 Hz, 4.000 Hz e 500 Hz. IV - No método descendente-ascendente, a pesquisa do limiar de audibilidade ocorre a partir de um estímulo audível em reduções de 10 em 10dB até o momento que o paciente refira não ouvir o sinal; a partir daí, o examinador aumentará a intensidade do sinal de 5 em 5 dB, até que o paciente volte a responder 75% das 4 apresentações. V - Sempre que houver discrepâncias maiores ou iguais a 20dB entre os limiares de duas oitavas adjacentes, deve-se pesquisar os limiares nas frequências intermediárias de 750 Hz e 1.500 Hz.
Estão CORRETAS as afirmativas:

A Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) pode ser considerada uma das principais estratégias para a identificação, o diagnóstico e a intervenção precoce de perdas auditivas congênitas em crianças, o que também pode ser denominado como o processo de saúde auditiva neonatal.
Em relação a essa temática, julgue os itens a seguir:
I - Infecções congênitas, como toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, catapora, herpes, sífilis e o vírus da imunodeficiência humana são considerados indicadores de risco para a deficiência auditiva. II - É recomendada a utilização do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico – Automático (Peate-a) em crianças com indicador de risco para a deficiência auditiva, devido a maior ocorrência de neuropatia auditiva nesta população. III - A cobertura da TANU deve ocorrer em 85% dos bebês nascidos vivos com a meta de alcançar 95%. IV - Deve ser realizada em todos os recém-nascidos, preferencialmente nos primeiros dias de vida (24 a 48 horas) e, no máximo, durante o primeiro mês de vida. V - É recomendada a utilização das Emissões Otoacústicas Evocadas na população sem risco para a deficiência auditiva.
Estão CORRETAS as afirmativas:

São aplicações clínicas da pesquisa da integridade da via auditiva por meio do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), EXCETO: 

Analise as informações sobre a Apraxia de Fala na Infância (AFI) e marque a alternativa na qual todo o conteúdo está CORRETO.

As células ciliadas são células sensoriais destinadas à transformação das ondas sonoras em impulsos nervosos e podem ser diferenciadas de acordo com sua posição ao longo do ducto coclear em células ciliadas internas e externas. Neste contexto, julgue as afirmativas a seguir, referentes às células ciliadas externas e internas.
I - As células ciliadas internas encontram-se dispostas em três fileiras e seus cílios estão inseridos na membrana tectória. II - As células ciliadas externas constituem o amplificador coclear que, por meio da inclinação de seus cílios, amplifica o estímulo para determinar a deflexão dos cílios das células ciliadas internas. III - As células ciliadas internas são unidades receptoras e codificadoras cocleares que transmitem a informação sonora codificada da cóclea para os núcleos cocleares e destes para o córtex auditivo. IV - As células ciliadas externas fazem sinapse com 5 - 10% de fibras nervosas aferentes para o nervo coclear, sendo dispostas em uma fileira e sustentadas pelas células falângicas internas.
Estão CORRETAS as afirmativas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis