Questões de Fonoaudiologia da UFMT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da UFMT

Analise os seguintes resultados de uma avaliação audiológica: SRT em 55 dB na Orelha direita (OD) e em 60 dB na Orelha esquerda (OE). IRF apresentado a 85 dB na OD e a 90 dB na OE com resultados em monossílabos de 52% na OD e de 48% na OE, respectivamente. Curva timpanométrica do tipo A em ambas as orelhas e reflexos estapedianos contralaterais diminuídos bilateralmente. Emissões otoacústicas, produto de distorção, ausentes em todas as frequências testadas (1 a 8 KHz). De acordo com o exposto, o possível diagnóstico audiológico é: 

J.L.O., 8 anos, foi diagnosticado como portador de Transtorno de Processamento Auditivo (TPAC). Na história clínica do paciente, a mãe relata que a criança teve infecções de ouvido recorrentes e que o pai também possui sintomas semelhantes. Marque a alternativa que apresenta o comportamento esperado para indivíduos portadores do TPAC.

Doença caracterizada por ataques recorrentes de vertigem incapacitante (uma sensação falsa de movimento ou giro), perda de audição flutuante e barulho no ouvido (zumbido). Em fase inicial, pode ocorrer surdez flutuante predominante em baixas frequências e também alterações nas otoemissões acústicas (EOA). O texto se refere à

M.N.U, 10 anos, queixa-se de dificuldade auditiva em ambientes ruidosos. Mãe relata que criança está apresentando dificuldades escolares. Nega otalgia e otorreia. Paciente necessita aumentar volume da TV e solicita que os amigos e familiares falem mais “alto” (mais intenso) para que entenda o que foi dito. Na audiometria, foram constatados limiares auditivos por via aérea rebaixados e por via óssea em valores iguais ou menores que 15 dB em ambas as orelhas. SRT obtido em 40 na orelha direita e em 50 na orelha esquerda. Sobre o caso, é correto afirmar que o paciente possui perda auditiva

#Questão 1017598 - Fonoaudiologia, Disfagia e Mastigação, UFMT, 2022, POLITEC-MT, Perito Oficial Criminal - Perfil: Fonoaudiologia

Sobre as técnicas posturais para deglutição e suas respectivas características e/ou indicações, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 

1. Queixo para baixo
2. Cabeça para trás 
3. Rotação de cabeça
4. Cabeça inclinada

( ) Útil para pacientes com alterações musculares unilaterais, com abertura cricofaríngea reduzida ou movimentação laríngea anterior diminuída, resultando em resíduos no recesso piriforme.
( ) Auxilia a gravidade e é usada em pacientes que têm dificuldade de ejetar o bolo oral para a faringe; deve ser utilizada com cautela na ingestão de líquidos ralos. 
( ) Usada para pacientes com fraqueza oral e/ou faríngea unilateral; a postura adequada permite que o bolo seja impulsionado para a faringe do lado sem alterações. 
( ) Possibilita a apreensão do alimento nos espaços valeculares, evitando a aspiração prematura nas vias respiratórias antes da deglutição. Útil em pacientes neurológicos, com fechamento reduzido de vias respiratórias e atraso do reflexo de deglutição.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis