Questões de Fonoaudiologia da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FURB

O Art. 18-A, do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, diz que a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los (incluído pela Lei n.º 13.010, de 2014). Para fins dessa lei, considera-se: (1) Castigo físico como ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada com o uso da força física sobre a criança ou o adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão; (2) Tratamento cruel ou degradante: conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que humilhe, ameace gravemente ou ridicularize. Caso os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:
I - Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.
II - Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico com direta internação compulsória.
III - Encaminhamento a cursos ou programas de orientação.
IV - Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.
V - Advertência. 
É correto o que se afirma em: 

Para detecção de problemas de desenvolvimento, seja cognitivo ou físico, a identificação precoce de sinais iniciais possibilita a instauração imediata de intervenções extremamente importantes, uma vez que os resultados positivos advindos das terapias são tão mais significativos quanto mais precocemente instituídos. Com base nesse contexto, analise as afirmações a seguir:
I - Nos primeiros anos de vida, a maior plasticidade das estruturas anátomo-fisiológicas do cérebro, o papel fundamental das experiências de vida de um bebê para o funcionamento das conexões neuronais e para a constituição psicossocial, tornam esse período um momento sensível e privilegiado para intervenções.
II - Para fins de diagnóstico, manifestações do quadro sintomatológico devem estar presentes até os 10 anos de idade.
III - Deve-se ter cautela com o diagnóstico precipitado, pois quanto mais nova for a criança, mais inespecíficos são os sinais de problemas de desenvolvimento. As consequências de um diagnóstico precipitado podem ser ruins à família e para o desenvolvimento do bebê.
IV - As equipes de assistência materno-infantil da atenção básica são consideradas profissionais importantes na identificação precoce de problemas de desenvolvimento.
É correto o que se afirma em: 

A Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Vínculos Familiares, criada em 9 de dezembro de 2020, pelo Decreto n.º 10.570, tem como princípios o respeito à dignidade da pessoa humana, o reconhecimento da família como base da sociedade e merecedora de especial proteção do Estado e a garantia do direito à convivência familiar e comunitária. Segundo esse mesmo decreto, no art. 3º, são objetivos da Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Vínculos Familiares:
I - Apoiar, fortalecer e articular as iniciativas existentes no âmbito das competências das políticas coordenadas pelos órgãos do Poder Executivo federal e propor ações e aprimoramentos baseados em evidências e melhores práticas.
II - Propor estratégias integradas que possam potencializar a articulação intersetorial, qualificar a atenção aos vínculos familiares no escopo das políticas públicas e potencializar os resultados.
III - Promover a avaliação do impacto familiar das políticas, dos programas e das ações em elaboração ou implementados pelos órgãos do Poder Executivo Federal, visando à elaboração de proposições que aprimorem a atenção às famílias no âmbito das políticas públicas.
IV - Fomentar a pesquisa, a produção e a divulgação de conhecimento acerca da realidade das famílias brasileiras e da relação entre os vínculos familiares e o bem-estar da população.
V - Articular os esforços entre o Governo Federal e a sociedade civil, em prol da valorização, do apoio e do fortalecimento dos vínculos familiares.
É correto o que se afirma em:

Aos adultos ou idosos com TEA, alguns aspectos devem ser considerados, principalmente aqueles com déficit de comunicação, podendo-se utilizar métodos diretos e indiretos à avaliação. Sobre essa temática, analise as afirmações a seguir:
I - Os métodos indiretos de avaliação incluem entrevistas e questionários a familiares e cuidadores.
II - No caso dos métodos diretos, podemos observar o indivíduo em seu ambiente natural e real (atentando às suas escolhas e formas de engajamento) ou podemos apresentar situações de teste de preferência, nas quais um ou mais itens ou atividades são avaliados simultânea ou sucessivamente.
III - Na avaliação dos riscos vividos pelo indivíduo adulto ou idoso com TEA, a presença de comportamentos auto e heteroagressivos pode apresentar lesões internas, que devem ser avaliadas pela equipe médica. Esses comportamentos colocam em risco o paciente e familiares e devem ser extensivamente discutidos pela equipe formas de tratamento e gerenciamento.
IV - Déficits nas áreas de comunicação, autocuidado e autopreservação também podem ser críticos e devem ser avaliados para melhor tratamento e gerenciamento dos riscos.
É correto o que se afirma em: 

A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) é o modelo de estrutura preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a definição, mensuração e formulação de políticas para a saúde e incapacidade que pode ser utilizado em todos os indivíduos. Com relação a essa classificação, analise as afirmações a seguir:
I - O acompanhamento longitudinal e o apontamento constante das mudanças do seu estado funcional podem ser avaliados por meio da CIF e o indivíduo pode ter diversas classificações relacionadas às condições de saúde.
II - A classificação da CIF não pode ser utilizada pelo poder público para fins sociais, porque a avaliação dos serviços públicos prestados à pessoa com deficiência leva em consideração somente a classificação através do CID, que é a classificação internacional de doença e problemas relacionados à saúde.
III - A CIF engloba funções e estruturas do corpo, atividade, participação, meio ambiente e fatores pessoais. Por englobar todos os aspectos da saúde humana e alguns componentes relevantes para a saúde relacionados ao bem-estar, pode ser utilizada para classificar todas as pessoas com ou sem incapacidades.
IV - A CIF pode ser utilizada para quantificar em uma linguagem universal os ganhos funcionais de pessoas com deficiência, permitindo transitar por diferentes condições de saúde durante o processo de reabilitação.
V - No indivíduo com TEA, as principais áreas avaliadas pela CIF incluem: aprendizagem e aplicação do conhecimento, tarefas e demandas gerais, comunicação, mobilidade, cuidado pessoal, vida doméstica, relações e interações interpessoais e vida comunitária, social e cívica.
É correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis