Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

Responda à questão com base no Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Vol. 1 (2020) do Sistema de Conselhos Fonoaudiologia.

Sobre a classificação dos resultados da timpanograma (JERGER, 1970. JERGER; JERGER; MAULDIN, 1972), analise as assertivas abaixo:

I. Tipo A – volume: 0,30 a 1,65 ml; pressão pico: em torno de 0 daPa, podendo desviar até -100 daPa.
II. Tipo B – curva plana sem pico de máxima complacência ou com complacência muito reduzida.
III. Tipo C – volume: 0,30 a 1,65 ml; pressão pico: desviado para pressão negativa superior a -100 daPa.

Quais estão corretas?

Responda à questão com base no Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Vol. 1 (2020) do Sistema de Conselhos Fonoaudiologia.

Sobre a classificação do grau da perda auditiva infantil, até 7 anos de idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (2014), considerando a média das frequências (500 Hz, 1K Hz, 2K Hz, e 4K Hz), analise as assertivas abaixo:

I. Audição Normal: ?15 dB; nenhuma ou pequena dificuldade; capaz de ouvir cochichos.
II. Perda auditiva de grau leve: entre 16-30 dB; capaz de ouvir e repetir palavras em volume normal a um metro de distância.
III. Perda auditiva de grau severo: entre 51-60 dB; capaz de ouvir palavras em voz gritada próximo à melhor orelha.
IV. Perda auditiva de grau profundo: somente >61 dB; incapaz de ouvir e entender mesmo em voz gritada na melhor orelha.

Quais estão corretas?

Responda à questão com base no Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Vol. 1 (2020) do Sistema de Conselhos Fonoaudiologia.

Sobre a Classificação do grau da perda auditiva em adultos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (2020), considerando a média das frequências (500 Hz, 1K Hz, 2K Hz, e 4K Hz), analise as assertivas abaixo:

I. Audição Normal: ?20 dB; nenhum problema em ouvir sons.
II. Perda auditiva de grau moderado: entre 35-50 dB; pode apresentar dificuldade em ouvir conversa particularmente em lugares com ruidosos.
III. Perda auditiva de grau severo: entre 91-100 dB; dificuldade com fala intensa; entende somente fala gritada ou amplificada.
IV. Perda auditiva de grau profundo: somente >101 dB; pode não entender nem a fala amplificada; depende da leitura labial.

Quais estão corretas?

Responda à questão com base no Guia de Orientações na Avaliação Audiológica Vol. 1 (2020) do Sistema de Conselhos Fonoaudiologia.

Qual a Classificação do tipo de perda auditiva, de acordo com Silman e Silverman (1997)? 

Para responder à questão, considere o Caderno de Atenção Básica nº 23 – SAÚDE DA CRIANÇA – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar (Ministério da Saúde).

Sobre o aleitamento materno em situações especiais, como no caso da gemelaridade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Se há duas ou mais crianças sugando o peito da mãe, estamos diante de um grande problema, pois espera-se que ela produza leite somente para uma delas.
( ) O maior obstáculo à amamentação de bebês múltiplos, na realidade, não é a quantidade de leite que pode ser produzida, mas a indisponibilidade da mulher.
( ) O melhor momento de iniciar o aleitamento materno de gêmeos é logo após o nascimento, sempre que possível. Se um ou mais bebês não está em condições de ser amamentado, a mulher deve iniciar a extração manual ou com bomba de sucção o mais precocemente possível.
( ) A amamentação simultânea, ou seja, a amamentação de dois bebês ao mesmo tempo, economiza tempo e permite satisfazer as demandas dos bebês imediatamente. Além disso, há evidências de que a mulher produz mais leite quando amamenta simultaneamente dois bebês.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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