Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FUNDATEC

Para responder à questão, considere a base nos Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs) – Pró-Fono.


Sobre os principais achados na disfagia em pacientes com Doença de Parkinson, assinale a alternativa INCORRETA.

Para responder à questão, considere a base nos Planos Terapêuticos Fonoaudiológicos (PTFs) – Pró-Fono.


Sobre os principais achados em nódulos vocais na infância, assinale a alternativa INCORRETA. 

Para responder à questão, considere o livro “Aquisição Fonológica do Português” (LAMPRECHT, 2004).


Sobre consciência fonológica, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A consciência fonológica também é referida como metafonologia.

( ) A língua portuguesa apresenta escrita pictográfica, baseada na relação sons e letras.

( ) Para identificação do princípio ideográfico, que sedimenta a língua portuguesa utilizada no Brasil, a criança deve reconhecer a relação som-letra e dispor da habilidade de segmentação fonêmica.

( ) A consciência fonológica pode ser vista como um facilitador para a aquisição da escrita.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Sobre Audiometria Tonal Liminar (ATL), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A ATL possibilita definir a presença de perda auditiva e caracterizá-la quanto ao tipo e grau.

( ) As informações dos limiares auditivos, de cada frequência e orelha, são registradas em um gráfico denominado audiograma.

( ) Os testes por via óssea são administrados por fones supra-aurais ou circum-aurais.

( ) Os padrões de normalidade diferem para adultos e crianças.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Conforme a cartilha “Contribuições do Fonoaudiólogo Educacional para seu Município e sua Escola” do Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, sobre a atuação no Programa Saúde na Escola (PSE), analise as assertivas abaixo:


I. O fonoaudiólogo pode realizar triagem auditiva de crianças pré-escolares e escolares para identificação de possíveis alterações auditivas.

II. Após a identificação daquelas crianças que falharam na triagem auditiva, o mesmo fonoaudiólogo educacional deverá realizar avaliação audiológica completa e indicar uso de aparelho de amplificação sonora, se necessário.

III. Realizar a intermediação da escola com os profissionais da saúde que se ocupam dos estudantes com necessidades educativas especiais.


Quais estão corretas?

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