Questões de Fonoaudiologia da FADENOR

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da FADENOR

A disfagia pode ser frequentemente observada em indivíduos com distúrbios neurológicos e prejudica a deglutição de alimentos, o que pode levar a complicações como engasgos, desnutrição e aspiração pulmonar. A disfagia é muito comum, por exemplo, em pacientes com doença de Parkinson. Após realizada a avaliação e diagnosticada a presença da disfagia, segue-se a terapia.
I - Entre as manobras facilitadoras e voluntárias da deglutição, como estratégia de reabilitação, pode ser utilizada a manobra de Masako. II - No Brasil, o tratamento da deglutição é realizado por fonoaudiólogos, por meio da utilização de métodos que visam à compensação e à reabilitação, quando possível, das alterações no processo de deglutição. III - No momento da deglutição, um terapeuta que solicita ao paciente disfágico que coloque a língua para fora e prenda-a com os dentes, favorecendo, desse modo, a elevação laríngea e a constrição faríngea, de forma a promover maior proteção das vias aéreas inferior, está aplicando a manobra de Masako como estratégia de reabilitação.
Considerando as três proposições acima, assinale a alternativa CORRETA.

Um paciente com queixa de dor miofascial, limitação de abertura bucal e disfunção estomatognática, iniciou o tratamento de fonoaudiologia. Como conduta, o fonoaudiólogo começou sua terapia com enfoque na redução da dor miofascial e da tensão corporal, para adequação dos movimentos mandibulares e dos órgãos fonoarticulatórios, consequentemente melhorando as funções estomatognáticas. Foram indicados alongamentos de todo o corpo, massagem na face e região cervical, termoterapia e adequação da função respiratória. Também foram recomendados orientações e encaminhamentos para o serviço de odontologia e psiquiatria.
I - Pode-se afirmar que o caso descrito é de um paciente com diagnóstico de DTM. II - Pode-se observar que esse fonoaudiólogo adotou uma conduta correta e seu enfoque terapêutico foi o de proporcionar o relaxamento corporal e diminuir a dor nas regiões cervical e facial. III - Deve-se, em casos de pacientes com DTM, com presença de dor, tensão e limitação nos movimentos mandibulares, primeiramente, buscar o alívio da dor e tensão e melhoras nos movimentos mandibulares.
Considerando as três proposições acima, assinale a alternativa CORRETA

A paralisia facial é a perda temporária ou permanente dos movimentos da mímica facial, em decorrência do acometimento do nervo facial. São vários os fatores que influenciam a evolução das lesões do nervo facial. Entre as alternativas a seguir, qual pode ser considerada a condição que mais frequentemente provoca paralisia facial?

O canto pode parecer algo natural, no entanto, contar com o acompanhamento fonoaudiológico ao longo da carreira faz a diferença. De acordo com essa afirmação e baseado na terapia fonoaudiológica para profissionais da voz, analise as afirmativas a seguir:
I - Além de evitar enfraquecimento e perda parcial ou total da voz, o trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo auxilia na produção da voz com menos esforço, maior resistência e qualidade. II - Uma das estratégias da terapia de voz, nesse caso, pode ser exercícios de respiração e controle vocal, além de trabalho para favorecer o conhecimento da fisiologia vocal. III - No caso da terapia realizada para o canto, treinar a capacidade pulmonar pode contribuir para a projeção vocal, porém os trabalhos de condicionamento e resistência vocal não surtem efeitos positivos. IV - Com o objetivo de ampliar a gama de possibilidades vocais, pode-se trabalhar, na terapia vocal, a estética vocal e os efeitos e padrões de emissão.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Uma perda auditiva pode causar alteração na comunicação e não se limita apenas às dificuldades para ouvir, reflete nos aspectos linguísticos, emocionais, educacionais, sociais e culturais, ocasionando atraso ou não da aquisição da linguagem oral. Com o paciente deficiente auditivo na terapia, são trabalhadas várias habilidades auditivas. Em uma terapia, o fonoaudiólogo realizou uma estratégia em que apresentou para a criança dois sons ou duas palavras, e foi solicitado que ela encaixasse peças em blocos de montagem, se os sons fossem iguais, e, se fossem diferentes, não encaixasse nenhuma peça. Nessa estratégia, o fonoaudiólogo tinha como objetivo trabalhar a habilidade auditiva de

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