Questões de Fonoaudiologia da CESPE / CEBRASPE

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Listagem de Questões de Fonoaudiologia da CESPE / CEBRASPE

#Questão 1017099 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Fonoaudiologia

Com relação à gagueira, julgue o item que se segue. 


A ansiedade em situações de comunicação e o sentimento frustrações da criança diante das interrupções da sua fala são critérios utilizados para diferenciar quadro de disfluência e de gagueira infantil, este último caracterizado como um quadro crônico irreversível.

#Questão 1017100 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Fonoaudiologia

Com relação à gagueira, julgue o item que se segue. 


A denominação gagueira infantil sugere a marca da cronicidade e pode ser avaliada pela análise das disfluências observadas no discurso da criança; nesse contexto, a reação negativa em relação à sua fala é assimilada, o que a leva a construir um autoconceito negativo em relação às suas capacidades de falante.

#Questão 1017101 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Fonoaudiologia

Com relação à gagueira, julgue o item que se segue. 


A disfluência infantil costuma aparecer por volta dos 2 anos e meio de idade e dura, no máximo, 3 meses, manifestando-se na fala da criança, principalmente, por meio de disfluências do tipo hesitações, repetições de frases e palavras.

#Questão 1017102 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Fonoaudiologia

Com relação à gagueira, julgue o item que se segue. 


Vários fatores interferem no processo de evolução de um quadro de disfluência para um quadro de gagueira infantil, como os de caráter emocional e os de caráter social, além da predisposição ou da vulnerabilidade de uma pessoa para gagueira.

#Questão 1017103 - Fonoaudiologia, Linguagem e Fala, CESPE / CEBRASPE, 2022, SEE-PE, Analista em Gestão Educacional - Fonoaudiologia

Considerando a morfofisiopatologia da fonação e da audição e os conceitos de linguagem no contexto de fonoaudiologia, julgue o seguinte item.


Existem sistemas de comunicação que podem ser usados como uma alternativa à fala ou em adição a esta e cujo papel é ampliar e facilitar a comunicação mais eletiva.

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