Questões de Fonoaudiologia da CESPE / CEBRASPE

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Os distúrbios neurológicos causam varias alterações na voz, na fala e na aquisição da linguagem. A respeito das características, avaliações e terapias relacionadas a esses distúrbios, julgue os itens seguintes.

A disartria espástica ocorre na presença de lesão central, comprometendo, mais especificamente, o sistema piramidal. A disfagia orofaríngea a ela associada apresenta alteração da fase faríngea, havendo grande comprometimento dos mecanismos de proteção da via aérea inferior.

Os distúrbios neurológicos causam varias alterações na voz, na fala e na aquisição da linguagem. A respeito das características, avaliações e terapias relacionadas a esses distúrbios, julgue os itens seguintes.

Enquanto a ecolalia e a expressão reduzida com tendência ao mutismo são características da afasia motora transcortical, nesse tipo de distúrbio a compreensão básica é normal, a compreensão da leitura é frequentemente boa e a leitura, apesar de apresentar falhas, pode ser caracterizada como quase normal.

Os distúrbios neurológicos causam varias alterações na voz, na fala e na aquisição da linguagem. A respeito das características, avaliações e terapias relacionadas a esses distúrbios, julgue os itens seguintes.

A dislexia disfonética ou fonológica é normalmente associada a uma disfunção do lóbulo temporal e se caracteriza pela dificuldade da leitura oral de palavras, na conversão da letra para o som.

A escrita não se limita a traçar letras e a leitura não está restrita a decodificar os sons que as letras representam. A linguagem escrita depende de um conjunto de condições sociais que favoreçam seu aprendizado. A respeito desse assunto julgue os próximos itens.

A linguagem falada envolve processos intuitivos e automatizados, e a linguagem escrita demanda alto nível de abstração.

A escrita não se limita a traçar letras e a leitura não está restrita a decodificar os sons que as letras representam. A linguagem escrita depende de um conjunto de condições sociais que favoreçam seu aprendizado. A respeito desse assunto julgue os próximos itens.

As habilidades perceptuais e motoras da criança são condições necessárias, mas não suficientes, para a aprendizagem da escrita. A história de vida de cada criança e as oportunidades que elas têm de vivenciar situações reais de leitura e escrita em contextos sociais variados têm um peso significativo para a aprendizagem dessas atividades.

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